OPINIÃO

Francisco inoportuno

As palavras do Papa que motivaram a indignação na Ucrânia por endossar os argumentos de Putin tiveram, finalmente, a sua autocrítica

Francisco inoportuno
Papa Francisco fez discurso pró-Rússia (Crédito Foto: CEDOC)_

Elogiar a cultura russa não é difícil. No seu encontro com os jovens católicos da Rússia, o Papa Francisco poderia tê-los exortado a se sentirem herdeiros de uma grandeza que se exprimiu em clássicos da literatura universal como Leon Tolstoi, Máximo Gorki, Anton Tchekhov, Fiódor Dostoyevsky, Aleksandr Pushkin e Nikolai Gogol.

Publicidade

Herdeiros da cultura que produziu grandes bailarinos, como Maya Plisetskaya, Mikhail Barishnikov, Ana Pavlova e Rudolf Nureyev. Também grandes cientistas, como Ivan Pavlov, Nicolai Gamaleya e Nikolai Semionov, entre muitos outros.

Também heróis da pesquisa espacial, como o astronauta Yuri Gagarin, além de músicos e pintores virtuosos e gigantes do xadrez.

O chefe da Igreja Católica poderia ter recorrido a uma lista de talentos que enriqueceu a cultura russa e universal. Mas, Francisco não os exortou a se sentirem herdeiros daqueles gênios cujas obras enriqueceram a humanidade, e sim de imperadores que expandiram o mapa da Rússia com as suas conquistas. Estas conquistas incluem principalmente territórios onde hoje Vladimir Putin impõe uma guerra catastrófica.

“Nunca se esqueçam da sua herança; vocês são filhos da Grande Rússia. A Grande Rússia dos santos, dos reis. A Grande Rússia de Pedro I e Catarina II. Esse grande e culto império de grande humanidade. Nunca desistam deste legado. Vocês são herdeiros da Grande Mãe Rússia”, disse Francisco na teleconferência aos jovens russos.

Publicidade

Pode não ter sido a sua intenção, mas as referências, imagens e figuras históricas que ele menciona naquele parágrafo da sua mensagem constituem o arsenal retórico do nacionalismo pan-eslavista e do ultranacionalismo russo.

Este trecho de sua mensagem é objetivamente questionável, prova-se pelo fato de a divulgação do Vaticano não tê-la incluído; já os meios de comunicação russos fizeram.

*O artigo completo você encontra no site Perfil.com

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.