
O Vaticano definiu para sábado (26), às 10h no horário local de Roma — 5h no horário de Brasília — o funeral do papa Francisco. A decisão foi tomada nesta terça-feira (22), durante reunião de cardeais. A cerimônia será conduzida pelo cardeal Giovanni Battista, na Basílica de São Pedro.
A celebração segue o rito descrito no livro “Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice”, usado nos funerais papais. Após a missa exequial, o corpo será levado em procissão pelas ruas de Roma até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será enterrado.
Como será a despedida do papa Francisco?
Na quarta-feira (23), o corpo será transferido da Capela de Santa Marta para a Basílica de São Pedro, às 4h no horário de Brasília — 9h em Roma. A procissão passará pela Praça Santa Marta, Praça dos Protomártires Romanos e Arco dos Sinos, até chegar à basílica pela porta central. Ali, o corpo ficará exposto por três dias para visitação pública.
Segundo o Vaticano, o caixão será de madeira simples. O corpo será vestido com batina branca e vestes vermelhas, símbolo do martírio. Ao fim da exposição, um pano branco será colocado sobre o rosto do pontífice antes da missa de despedida.
A homilia prevista para a cerimônia fúnebre destacará a trajetória e a espiritualidade de Francisco, que morreu aos 88 anos na segunda-feira (21). De acordo com o Vaticano, ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) seguido de insuficiência cardíaca irreversível.
A morte do papa marca o início de um processo tradicional da Igreja Católica, dividido em três etapas: a confirmação do falecimento e o fechamento dos aposentos papais, os preparativos para o funeral e o sepultamento.
Inicialmente, a Santa Sé havia informado que a cerimônia poderia ocorrer entre sexta-feira (25) e domingo (28), mas a data foi antecipada.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Vaticano prepara cerimônia histórica para velório de Papa Francisco; saiba mais