CLIMÃO

G20: Xi Jinping reclama de premiê do Canadá; saiba o motivo

Momento em que o líder chinês se irrita com Justin Trudeau ficou registrado em vídeo.

g20-xi-jinping-reclama-de-premie-do-canada-saiba-o-motivo
(Crédito: Getty Images)

Os presidentes da China, Xi Jinping, e do Canadá, Justin Trudeau, protagonizaram um momento de desconforto diplomático entre os dois países durante a cúpula do G20. O momento em que o líder chinês se irrita com o governo canadense ficou registrado em vídeo.

Publicidade

Na gravação da conversa informal na cúpula, Xi Jinping aparece visivelmente incomodado. Ele abordou Trudeau para reclamar pelo fato de sua equipe ter vazado para a imprensa o conteúdo de uma reunião bilateral entre os países.

“Tudo o que discutimos vazou para os jornais. Isso não é apropriado, e não fazemos dessa forma”, disse Xi em mandarim, com um sorriso tenso. “Se houver sinceridade, podemos nos comunicar bem com respeito mútuo; caso contrário, o resultado não será fácil de contar”, acrescentou.

Após ouvir a “bronca” do mandatário chinês, Trudeau disse que “no Canadá, acreditamos em um diálogo livre e franco” e que iria “trabalhar construtivamente com a China, mas haverá pontos nos quais discordaremos”.

Sem indicar se concordava, Xi Jinping retrucou: “vamos primeiro criar as condições para isso”. Os dois então deram um aperto de mãos e seguiram rumos diferentes na reunião.

Publicidade

Publicidade