O ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, representará o Brasil na 17ª Cúpula do G20, na Indonésia. O evento acontecerá nesta terça-feira (15).
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) decidiram não participar da reunião internacional, formada pelos 19 países mais ricos do mundo e pelos países que compõem a União Europeia.
Desde 2019, Bolsonaro participou de todas as reuniões do G20. Em seu primeiro ano de governo, participou da conferência na Alemanha. Já em 2020, foi realizada por vídeo conferência, devido à pandemia de Covid-19. No ano passado, ocorreu em Roma, Itália.
A delegação brasileira incluirá o secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos, José Buainain Sarquis, e outros dois funcionários da Coordenação-Geral de G20 do Ministério das Relações Exteriores. Além de Bolsonaro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, também não participará do evento.
A Rússia será representada pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov. “Foi decidido que Sergey Lavrov representaria a Rússia presencialmente na cúpula do G20”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Jair Bolsonaro decide não ir à cúpula do G20, marcada para a próxima semana na Indonésia
Inédito entre presidentes brasileiros, o gesto marca um fim melancólico de seu governo, conta @JamilChade pic.twitter.com/P1VOiyBlZY
— UOL Notícias (@UOLNoticias) November 13, 2022