"CIDADE FANTASMA"

Inundações na Líbia causam a morte de 2.500 pessoas

As chuvas intensas são resultantes de um sistema muito forte de baixa pressão, conhecido como “Medicane” (furacão do Mar Mediterrâneo em inglês)

Inundações na Líbia causam a morte de 2.500 pessoas
As fortes chuvas causaram inundações catastróficas no nordeste da Líbia, às margens do Mar Mediterrâneo (Crédito Foto: Getty Images)

As inundações no leste da Líbia deixaram mais de 2,5 mil mortos. Derna, a cidade mais atingida, foi comparada a uma “cidade fantasma”.

Publicidade

As autoridades acreditam que cerca de 10 mil pessoas estejam desaparecidas no país, após as chuvas provocadas pela tempestade Daniel causarem o rompimento de duas barragens no nordeste da Líbia, fazendo com que a água fluísse para áreas já inundadas.

“O número de mortos é enorme e cerca de 10 mil estão desaparecidos”, disse Tamer Ramadan, chefe da delegação da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) na Líbia, durante uma conferência de imprensa em Genebra (Suíça), nesta terça-feira (12).

Somente na cidade de Derna, aproximadamente 6 mil pessoas estão desaparecidas, afirmou Othman Abduljalil, ministro da Saúde do governo apoiado pelo parlamento oriental da Líbia, à TV Almasar da Líbia.

Abduljalil visitou Derna, a cidade mais atingida do país, na segunda-feira (12),  e descreveu partes dela como uma “cidade fantasma”. Segundo ele, “a situação [em Derna] era catastrófica. Os corpos continuam espalhados em muitos lugares”, disse.

Publicidade

“Há famílias ainda presas dentro de suas casas e há vítimas sob os escombros. Presumo que as pessoas tenham sido arrastadas para o mar e amanhã (terça-feira) de manhã encontraremos muitas delas”, relatou.

Derna é apenas uma das áreas afetadas pelas inundações que atingiram violentamente várias cidades no nordeste do país, na costa do Mar Mediterrâneo.

A chuva é o resultado de um sistema muito forte de baixa pressão. O fenômeno climático causou inundações catastróficas na Grécia na semana passada e deslocou-se para o Mediterrâneo antes de se transformar num ciclone tropical.

Publicidade

Conhecido como Medicane (do inglês, furacão do Mediterrâneo), o sistema é semelhante às tempestades tropicais e aos furacões no Atlântico ou aos tufões no Pacífico.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.