As inundações no leste da Líbia deixaram mais de 2,5 mil mortos. Derna, a cidade mais atingida, foi comparada a uma “cidade fantasma”.
As autoridades acreditam que cerca de 10 mil pessoas estejam desaparecidas no país, após as chuvas provocadas pela tempestade Daniel causarem o rompimento de duas barragens no nordeste da Líbia, fazendo com que a água fluísse para áreas já inundadas.
“O número de mortos é enorme e cerca de 10 mil estão desaparecidos”, disse Tamer Ramadan, chefe da delegação da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) na Líbia, durante uma conferência de imprensa em Genebra (Suíça), nesta terça-feira (12).
Somente na cidade de Derna, aproximadamente 6 mil pessoas estão desaparecidas, afirmou Othman Abduljalil, ministro da Saúde do governo apoiado pelo parlamento oriental da Líbia, à TV Almasar da Líbia.
Abduljalil visitou Derna, a cidade mais atingida do país, na segunda-feira (12), e descreveu partes dela como uma “cidade fantasma”. Segundo ele, “a situação [em Derna] era catastrófica. Os corpos continuam espalhados em muitos lugares”, disse.
“Há famílias ainda presas dentro de suas casas e há vítimas sob os escombros. Presumo que as pessoas tenham sido arrastadas para o mar e amanhã (terça-feira) de manhã encontraremos muitas delas”, relatou.
Derna é apenas uma das áreas afetadas pelas inundações que atingiram violentamente várias cidades no nordeste do país, na costa do Mar Mediterrâneo.
A chuva é o resultado de um sistema muito forte de baixa pressão. O fenômeno climático causou inundações catastróficas na Grécia na semana passada e deslocou-se para o Mediterrâneo antes de se transformar num ciclone tropical.
Conhecido como Medicane (do inglês, furacão do Mediterrâneo), o sistema é semelhante às tempestades tropicais e aos furacões no Atlântico ou aos tufões no Pacífico.
The storm Daniel and flood killed more than 2000 and cut off everything in the town of Derna. There’s no internet connection, no electricity … the magnitude of the disaster that has happened in the city is just growing by the minute, a Libyan told Al Jazeera. #Libya #floods pic.twitter.com/PhV3Zou28C
— JournoTurk (@journoturk) September 11, 2023