O chefe do Executivo no leste da Líbia, Usama Hamad, estima em mais de 2 mil mortos e milhares de desaparecidos na cidade de Derna, uma das mais afetadas. Os números não foram confirmados pelo serviço de saúde.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
“Pelo menos 150 pessoas morreram em consequência das inundações provocadas pela tempestade Daniel em Derna, nas regiões de Jabal Al-Akhdar e nos subúrbios de Al-Marj”, declarou Mohamed Massoud, porta-voz do chefe do Executivo.
A tormenta também causou “danos materiais significativos a infraestruturas e a propriedades privadas”, acrescentou o porta-voz líbio.
O leste do país abriga os principais campos e terminais de petróleo. A Companhia Nacional do Petróleo (NOC) declarou “estado de alerta máximo” e suspendeu os voos entre os centros de produção, onde as atividades diminuíram consideravelmente.
Centenas de moradores permanecem bloqueados, em áreas de difícil acesso, enquanto equipes de resgate, apoiadas pelo exército, tentam ajudar as vítimas.
Imagens registradas por moradores de cidades do leste como Derna, Al-Bayda e localidades menores mostram deslizamentos de terra e bairros inteiros submersos, assim como rodovias e edifícios que desabaram.
A tempestade Daniel destruiu estradas e edifícios na Líbia. Equipes realizam buscas por desaparecidos.
Reprodução: Redes sociais #PortalManaós #Mundo #Libia #Chuvas #Enchente #Temporais #MudançasClimáticas pic.twitter.com/oX6LVlDFyI
— Portal Manaós (@portalmanaos) September 11, 2023
A tempestade Daniel afetou nos últimos dias Grécia, Turquia e Bulgária, deixando pelo menos 27 mortos.