CRISE NO ORIENTE MÉDIO

Irã x Israel: Governo brasileiro pede “máxima contenção” para evitar escalada do conflito

Pedido é feito, em comunicado, após o Irã atacar o território israelense com mais de 200 drones e mísseis

governo-irã-israel
Governo brasileiro emite nota sobre conflito Irã X Israel – Divulgação

O Governo do Brasil pediu “máxima contenção” para evitar uma “escalada” do conflito entre o Irã e Israel.

Publicidade

“O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada”, disse o Itamaraty em nota.

Publicidade

No documento, o governo brasileiro afirma que está acompanhando o conflito com “grave preocupação”.

O Itamaraty recomendou, ainda, que “não sejam realizadas viagens não essenciais à região” do conflito, e que brasileiros que estejam no Irã e em Israel “sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras”.

Irã x Israel: leia a íntegra da nota do Brasil

“O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria.

Publicidade

Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã.

O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada.

O Governo brasileiro recomenda que não sejam realizadas viagens não essenciais à região e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras.

Publicidade

O Itamaraty vem monitorando a situação dos brasileiros na região, em particular em Israel, Palestina e Líbano desde outubro passado.”

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.