Nesta segunda-feira (13), um grupo de israelenses interrompeu a passagem de um caminhão carregado com ajuda humanitária para Gaza. Eles destruíram caixas contendo alimentos e itens de higiene. A ação foi criticada pelo governo dos Estados Unidos, que solicitou uma resposta das autoridades locais.
O incidente ocorreu em um ponto de controle na fronteira em Hebron, entre a Cisjordânia e Israel. Esse local foi reaberto por Israel para permitir a passagem dos veículos entre o sul do país e a Faixa de Gaza. Em suma, os israelenses argumentaram que os itens iriam para o Hamas. Quatro pessoas, incluindo um menor de idade, foram detidas no local por policiais.
O Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu uma nota condenando o ataque ao caminhão. Além disso, o governo norte-americano informou que discutiu o assunto nesta segunda-feira (13) com autoridades israelenses. O departamento fez um apelo para que Israel evite qualquer obstáculo quanto ao envio de ajuda humanitária para Gaza.
And even more footage of these despicable genocidal scum. This was in Tarqumiyah checkpoint btw, near Hebron.
These are not some fringe extremists, this is the State of Israel in 2024. https://t.co/BcFJ19vAXM pic.twitter.com/PiJU6sGaTa— B.M. (@ireallyhateyou) May 13, 2024
Não é um ato isolado
Nas últimas semanas, ações semelhantes têm ocorrido no país. Na semana passada, por exemplo, quatro cidadãos israelenses foram detidos no sul de Israel por interromperem a passagem de um caminhão carregado com ajuda humanitária destinada a Gaza.
Essas pilhagens de caminhões ocorrem em um momento em que Israel está sob pressão internacional para aumentar o fluxo de assistência humanitária para Gaza. Antes da reabertura da passagem no sul de Israel, a única rota de entrada para essa ajuda na Palestina era através de Rafah.
De acordo com as autoridades de saúde na Faixa de Gaza, a guerra – que teve início em 7 de outubro, quando o Hamas lançou ataques no território israelense que resultaram na morte de 1.200 pessoas – já matou mais de 35 mil palestinos. Ainda, atualmente, aproximadamente 130 reféns israelenses ainda estão retidos em Gaza.
BREAKING: Israeli settlers near Hebron are setting fire to trucks carrying food and aid en route to Gaza.
This is terrorism. pic.twitter.com/EJ1Hv5IuuU
— sarah (@sahouraxo) May 13, 2024
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini