primeira operação

Japão reativa reator nuclear perto de Fukushima após 13 anos

A empresa Tohoku Electric Power reativou o reator No.2 de 825 megawatts (MW) em sua usina nuclear de Onagawa, no norte do Japão.
Fumaça saindo de reatores nucleares. Imagem ilustrativa – Crédito: Canva Fotos

A empresa Tohoku Electric Power reativou nesta terça-feira (29) o reator No.2 de 825 megawatts (MW) em sua usina nuclear de Onagawa, no norte do Japão. Essa é a primeira operação do reator desde o desastre nuclear de Fukushima, em 2011, conforme informou um porta-voz da companhia.

Publicidade

Reativação de reator nuclear busca atender demanda energética no Japão

A usina de Onagawa utiliza reatores do tipo BWR (reatores de água fervente), semelhantes aos de Fukushima, e estava mais próxima do epicentro do terremoto de magnitude 9 que desencadeou o desastre nuclear. Com a reativação do reator, o número de unidades nucleares operando no Japão sobe para 13, totalizando uma capacidade de 12.433 MW.

Além da Tohoku Electric, a Chugoku Electric Power planeja reativar o reator nº 2, de 820 MW, em sua usina de Shimane, no oeste do país, até o fim do ano. Esse movimento deve contribuir para a redução da demanda japonesa por gás natural liquefeito (GNL) em 2024, além de reforçar o fornecimento de energia para data centers e fábricas de semicondutores, setores que exigem grande consumo energético e são estratégicos para o crescimento das aplicações de inteligência artificial (IA) no país.

Publicidade

O governo japonês projeta uma elevação no consumo de energia, estimando que a produção deva atingir entre 1,35 trilhão e 1,5 trilhão de kWh até 2050, em comparação ao consumo atual de cerca de 1 trilhão de kWh.

Para garantir a segurança da operação em Onagawa, a Tohoku Electric investiu 570 bilhões de ienes (aproximadamente US$ 3,72 bilhões) em adaptações estruturais e sistemas de segurança, atendendo aos novos regulamentos mais rigorosos implementados após o acidente em Fukushima.

Leia também: Relatório revela que quase 40 mil pessoas morreram sozinhas em casa no Japão

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.