De Volta pra Casa

Moradores podem voltar às suas casas 11 anos após desastre nuclear de Fukushima

No dia 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9.0 atingiu a costa leste do Japão, provocando um tsunami que colapsou os sistemas da usina de Fukushima.

Moradores podem voltar às suas casas 11 anos após desastre nuclear de Fukushima
Foto da região de Fukushima após o tsunami (Crédito: Toshiharu Kato/Japanese Red Cross/IFRC via Getty Images)

Após mais de 11 anos do pior desastre nuclear do Japão, na usina de Fukushima, a última cidade que ainda mantinha restrições sobre a volta de moradores revogou a ordem de evacuação nesta terça-feira (30). A cidade fantasma de Futaba deve reiniciar as operações da prefeitura municipal na próxima segunda-feira (5).

Publicidade

No dia 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9.0 atingiu a costa leste do Japão. O tremor provocou um tsunami que colapsou os sistemas da usina de Fukushima, fazendo com que mais de 300 mil moradores precisassem ser evacuados do local por conta do vazamento de material radioativo.

Aos poucos, nos anos seguintes, ações de limpeza e descontaminação em larga escala permitiram a volta de parte da população da região. Apesar dos esforços das autoridades, uma pesquisa feita em 2020 pela Universidade local indicam que 65% dos evacuados não gostariam mais de retornar para Fukushima. Outros 46% temiam algum tipo de contaminação e 45% afirmaram que já se estabeleceram em outros lugares.