ataques

Rússia acusa Ucrânia de novo bombardeio em usina nuclear

De acordo com os oficiais, dois projéteis explodiram perto de um prédio de armazenamento de combustíveis usado na usina.

russia-acusa-ucrania-de-novo-bombardeio-em-usina-nuclear
Neste semana, o local deve ser visitado por uma missão da AIEA (Créditos: Getty Images)

Autoridades russas acusaram tropas ucranianas nesta terça-feira (30) de um novo bombardeio a usina nuclear de Zaporizhzhia. A informação foi divulgada pela agência de notícias russa TASS.

Publicidade

De acordo com os oficiais, dois projéteis explodiram perto de um prédio de armazenamento de combustíveis usado na usina. As autoridades russas estão instaladas na cidade ucraniana de Enerhodar e ocupam a usina desde março, pouco tempo após o início da guerra, em 24 de fevereiro.

Ucrânia e Rússia trocam acusações sobre a autoria dos repetidos ataques a maior usina nuclear da Europa, que fornece energia elétrica para parte da Ucrânia. Neste semana, o local deve ser visitado por uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

“Precisamos proteger a segurança da maior instalação nuclear da Ucrânia e da Europa”, disse Rafael Grossi, diretor-geral da AIEA. De acordo com a agência, a missão avaliará danos físicos, condições em que os funcionários estão trabalhando no local e “determinará a funcionalidade dos sistemas de segurança e proteção”. Também “realizará atividades urgentes de salvaguardas”, uma referência ao rastreamento de material nuclear.

Publicidade