Os resultados das pesquisas de boca de urna das eleições francesas indicam que Emmanuel Macron e Marine Le Pen se enfrentarão no segundo turno, marcado para o dia 24 de abril.
O atual presidente teve 28,1% dos votos e Le Pen, da extrema-direita, obteve 23,3%. Já Jean-Luc Mélenchon, da extrema-esquerda, ficou em terceiro lugar, com 20,1% dos votos.
Le Pen está concorrendo pela terceira vez à cadeira presidencial. Durante toda a corrida eleitoral ela ficou em segundo, atrás de Macron. Entretanto, nos últimos dias a diferença entre os candidatos diminuiu consideravelmente.
A campanha de Le Pen foi em sua maioria uma tentativa de parecer menos radical para agradar uma base maior de eleitores. Apesar disso, a candidata ainda insiste em temas como o anti-islamismo e políticas contra os imigrantes e refugiados.
Recentemente, Macron criticou Le Pen. Disse que sua estratégia de campanha e as propostas da extrema direita não fazem sentido economicamente e são demagógicas. “Quando vejo as opiniões da extrema direita, quem quer que seja o candidato, há muitas ligações com teorias da conspiração, e os dois anos da pandemia de Covid-19 tudo e o oposto disso foi dito”, afirmou o atual presidente francês.
BREAKING: #Macron beats #LePen in French #presidentielles2022 first round election.
A larger spread than 2017. pic.twitter.com/T7tU8hEc8K
— Dave Keating (@DaveKeating) April 10, 2022