Identificado apenas pelo apelido Tio Chen, um maratonista chinês de 50 anos viralizou após correr toda a maratona de Xinanjiang, ocorrida em Jiade, na China, fumando um cigarro seguido do outro.
O homem correu 42 quilômetros em 3 horas, 28 minutos e 45 segundos e não parou de fumar durante todo o trajeto. Ele garantiu o 574º na prova, que continha 1.500 corredores.
Segundo o site de entretenimento TMZ, Tio Chen já correu dessa forma outras em 2018, quando completou a Maratona de Guangzhou em 3 horas e 36min.
De acordo com uma pesquisa realizada pela fabricante de tênis para maratonistas Run Repeat, o tempo médio para se concluir uma prova dessas é de 4 hora e 30 minutos, ou seja, Tio Chen não só melhorou seu tempo em 4 anos, como fez as duas corridas em um tempo acima da média.
O caso viralizou nas redes sociais da China e logo viralizou em todo o mundo. No entanto, apesar de cômico, o maratonista não escapou de criticismos, pois, além de prejudicar a própria saúde, fãs do esporte estão afirmando que os outros competidores acabam fumando o cigarro de Chen “por tabela”.