O mundo chegou, nesta terça-feira (15), à marca de oito bilhões de habitantes. A informação é do site de estatística Worldometer. O número foi alcançado após quase 11 anos após o planeta chegar aos sete bilhões de habitantes, marca atingida em 31 de outubro de 2021, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com o Worldometer, mais de 116,7 milhões de pessoas nasceram só no ano de 2022, a partir do dia 1º de janeiro. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, utilizou suas redes sociais para publicar um artigo de opinião sobre o crescimento demográfico mundial.
“À medida que a população mundial chega a 8 bilhões, nossa família humana está ficando mais dividida. A menos que superemos o abismo entre os que têm e os que não têm, estamos nos preparando para mais tensões e desconfiança, mais crise e conflito”, disse Guterres, que atribuiu a marca dos oito bilhões de habitantes aos avanços científicos e na alimentação, à saúde pública e ao saneamento da população.
Segundo dados de julho de 2022 do Censo dos Estados Unidos, a China ainda é o país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes. Em segundo lugar está a Índia, com 1,3 bilhão de pessoas. Somados, os dois países asiáticos têm mais de um quarto da população mundial.
🚨AGORA: Terra atinge 8 bilhões de habitantes e com isso temos:
5 bilhões têm acesso à internet
800 milhões estão subnutridas
1,7 bilhão com sobrepeso
700 milhões sem água potável
28 mil morreram de fome ontem.
— CHOQUEI (@choquei) November 15, 2022