Ultrapassando a China

Índia deve ser o país mais populoso do mundo em 2023, aponta relatório da ONU

Segundo informações apresentadas no relatório, a população mundial deve atingir a marca de oito bilhões de pessoas no dia 15 de novembro deste ano.

Índia deve ser o país mais populoso do mundo em 2023, aponta relatório da ONU
Em 2021, por conta da pandemia, a expectativa de vida caiu para 71 anos, segundo a ONU (Crédito: Johannes Simon/Getty Images)

A Índia pode superar a China como o país mais populoso do mundo em 2023. É o que diz um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado hoje, segunda-feira (11). A Índia e a China têm mais de 1,4 bilhão de habitantes por país em 2022.

Publicidade

Segundo mais informações apresentadas no relatório, a população mundial deve atingir a marca de oito bilhões de pessoas no dia 15 de novembro deste ano, crescer para 8,5 bilhões em 2030 e 10,4 bilhões em 2100, esperando que o nível de mortalidade continue diminuindo.

A população da Índia em 2011 era de 1,21 bilhão, de acordo com o censo do país, realizado uma vez por década. Em 2021, o país adiou o censo devido à pandemia de Covid-19.

No mesmo relatório da ONU, apresentado no Dia Mundial da População, está a taxa de crescimento populacional do planeta. Desde o ano de 1950, o mundo não tinha um ritmo tão lento de crescimento populacional, abaixo de 1% em 2020. Estes cálculos são feitos com base nas taxas de fecundidade, mortalidade, expectativa de vida e outras.

Publicidade

“Esta é uma ocasião para celebrar nossa diversidade, reconhecer nossa humanidade comum e nos maravilhar com os avanços na saúde que prolongaram a vida útil e reduziram drasticamente as taxas de mortalidade materna e infantil”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, em um comunicado.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.