PELA LIBERDADE

No Brasil para lançar documentário, pai de Assange agradece empenho de Lula para libertar filho

O australiano já esteve em Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife

No Brasil para lançar documentário, pai de Assange agradece empenho de Lula para libertar filho
John Shipton (ao centro) permanece na luta pela liberdade de seu filho, Julian Assange, preso há mais de quatro anos (Crédito Foto: Karla Veloso/Fundaj/Gov Federal)

John Shipton está em turnê pelo Brasil. O australiano de 76 anos, pai de Julian Assange, passou por Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, além de Recife. Ele segue em campanha pela defesa de seu filho que é ativista e jornalista, de 52 anos, e que permanece preso, desde 2019, no Reno Unido.

Publicidade

Mais de quatro anos separam a data da prisão do jornalista, fundador do WikiLeaks, site que é dedicado a publicar documentos e informações governamentais confidenciais, da presença do seu pai na pré-estreia no Recife do filme ‘Ithaka: a luta de Assange’.

Shipton teve pouco contato com o filho ao longo de sua trajetória. Mas, diante da prisão de Assange, deslocou-se da Austrália para a Inglaterra, a fim de defendê-lo.  Shipton há mais de uma década se dedica à campanha global pela inocência e liberdade do filho.

Na quinta-feira (31), ele concedeu entrevista ao site Marco Zero Conteúdo. Assange agradeceu e destacou o apoio que tem recebido de setores e lideranças de países da América Latina, em especial o Brasil e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes de ser preso, Julian Assange passou sete anos asilado na embaixada do Equador em Londres.

Os Estados Unidos solicitam a extradição de Assange, que fundou o WikiLeaks em 2006. A plataforma se especializou em divulgar fotos, vídeos e documentos confidenciais, com proteção das fontes. Caso seja enviado para a Justiça americana, para responder pela publicação de mais de 700 mil documentos secretos, ele está sujeito a uma pena que pode alcançar 175 anos de prisão.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.