MISTÉRIO

O que se sabe sobre desaparecimento de casal enquanto navegava em Granada?

Barco apareceu vazio na região de São Vicente e Granadinas

desaparecimento-casal-navegava-granada
Casal desaparece enquanto navegava em Granada – Créditos: The Salty Dawg Sailing Association

Um casal norte-americano desapareceu este mês enquanto navegava em Granada. Eles haviam partido da Virgínia e passavam o inverno navegando no Caribe. O barco apareceu vazio na região de São Vicente e Granadinas.

Publicidade

Os proprietários do barco foram identificados como Ralph Hendry, 66 anos, e Kathy Brandel, 71. Segundo a associação Salty Dawg Sailing Association, uma organização sem fins lucrativos que reúne entusiastas da vela e dos cruzeiros, e o filho de Kathy, Nick Buro, o casal, originário da Virgínia, foi casado há 27 anos.

Hendry e Brandel eram marinheiros experientes que viviam em seu barco. “Era a casa deles. Tudo o que eles tinham, eles possuíam, estava naquele barco. Era a vida deles”, disse Buro à CNN.

O filho de Kathy contou que a mãe “trabalhou a vida toda e depois se aposentou. Ralph trabalhou em serviços financeiros e continuou trabalhando no barco. Mas na verdade o que eles fizeram foi vender a sua casa, vender os seus bens, comprar um barco e escolher um estilo de vida que a maioria de nós nunca imaginaria que pudesse ser feito. E eles adoraram cada minuto e conheceram muitas partes do mundo e viveram uma vida de alegria e amor”.

O casal completou recentemente o “Rally do Caribe” de seu clube de vela – viajando de Hampton, Virgínia, até a ilha de Antígua para encerrar 2023 com uma celebração. Eles passariam o resto do inverno navegando pelo Caribe, segundo um comunicado do clube.

Publicidade

A associação declarou que possuía um sistema de rastreamento que monitorava os barcos dos membros. Esse sistema indicava que o barco do casal, chamado Simplicity, estava inicialmente ancorado em Granada antes de chegar a St. Vincent. O comunicado da associação também informava que a Guarda Costeira de São Vicente e Granadinas havia protegido o barco, enquanto a Força Policial Real de São Vicente e Granadinas estava conduzindo uma investigação em colaboração com a Embaixada dos EUA e a Força Policial Real de Granada.

Desaparecimento do casal coincide com fuga de prisioneiros

O desaparecimento do casal ocorreu na mesma época em que três homens escaparam de uma prisão em Granada e fugiram de barco para as ilhas de São Vicente e Granadinas. Os presos foram recapturados no dia 21 de fevereiro, mesmo dia em que a embarcação do casal foi encontrada.

As autoridades de Granada identificaram os prisioneiros como Trevon Robertson, 19, Abita Estanislau, 25, e Ron Mitchell, 30.

Publicidade

A Força Policial Real de Granada disse, em nota, que ainda não identificou os dois norte-americanos, mas que estava investigando possíveis danos causados ​​a eles em relação à fuga dos prisioneiros.

Buro disse à CNN no domingo (25) que apesar de ter esperança de que o casal possa ser encontrado em segurança, as evidências no Simplicity sugeriam cenas violentas.

O barco em si foi saqueado e tudo estava espalhado por toda a cabine, então claramente houve algum tipo de alteração no barco. Estamos preocupados com a segurança geral deles, porque parece que eles provavelmente estavam feridos”, afirmou.

Publicidade

Eles foram muito cuidadosos para estarem seguros o tempo todo. Onde quer que eles fossem, tudo o que faziam, a segurança era sua principal preocupação, então esse infeliz acidente, eu acho, surgiu do nada para eles”, contou Buro.

Buro ressalta que o esforço de busca continua e que “tanto quanto sabemos, três suspeitos supostamente ligados a este acontecimento horrível estão sob custódia da polícia de São Vicente e estão sendo interrogados”.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.