relatório "estado do clima"

ONU alerta: “Estamos cada vez mais próximos de catástrofe climática”

Documento da Organização Mundial Meteorológica divulgado nesta quarta-feira(18) aponta ‘incapacidade humana em combater problemas climáticos’.

A declaração foi dada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres (Crédito: Getty images)

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta quarta-feira, 18, que o “sistema energético global está quebrado” e que estamos “cada vez mais próximos de uma catástrofe climática”. A declaração tem como base um relatório divulgado pela Organização Mundial Meteorológica (OMM). O documento confirmou que os últimos sete anos foram os mais quentes já registrados no planeta.

Publicidade

De acordo com reportagem do site Aventuras na História, “Estado do Clima”, como é chamado o relatório, faz um alerta e mostra o que chama de uma “triste repetição do fracasso humano fracasso humano em combater os problemas climáticos”.

De acordo com o G1, Guterres afirma que os combustíveis fósseis são um caminho sem saída e ressalta, ainda, que a guerra na Ucrânia e seus efeitos sobre o preço da energia é um outro aviso para que o mundo “acorde” para as mudanças climáticas.

Publicidade

O documento afirma que os oceanos de todo o planeta atingiram no ano passado a maior temperatura e o maior nível de acidez já registrados na história da humanidade.  O relatório diz ainda que o nível do mar tem aumentado por causa do derretimento das camadas de gelo.