Opção para denunciar fake news no Brasil é adicionado pelo Twitter

Rede social quer colher aprendizados antes de deixar recurso disponível para o mundo todo

Opção para denunciar fake news no Brasil é adicionado pelo Twitter
A nova ferramenta chega quase duas semanas depois que os usuários realizaram protestos sobre a ausência da opção no Brasil (Créditos: Justin Sullivan/Getty Images)

Foi anunciado nesta segunda-feira (17) pelo Twitter, que Brasil, Espanha e Filipinas foram incluídos na lista de países que testam uma opção para fazer denúncias de informações enganosas. Esta ferramenta só estava disponível nos Estados Unidos, Austrália e na Coreia do Sul.

Publicidade

Os três países foram escolhidos porque a rede social quer “colher aprendizados de uma pequena, porém geograficamente diversificada, gama de regiões” antes de deixar a opção disponível para todo o mundo, de acordo com a empresa.

A nova ferramenta chega quase duas semanas depois que os usuários realizaram protestos sobre a ausência da opção no Brasil. O termo #TwitterApoiaFakeNews ficou entre os assuntos mais comentados na plataforma, no início do mês. O Ministério Público Federal enviou no último dia 6 de janeiro, um ofício questionando o Twitter sobre a falta da ferramenta no país.

A plataforma disse que desde o início do teste em agosto de 2021, tiveram 3,73 milhões de denúncias referentes a 1,95 milhões de diferentes posts publicados por 64 mil contas distintas e que  “menos de 10% da amostra de tuítes analisada pelas nossas equipes correspondia a violações às políticas”.

O Twitter fez um post comunicando a nova opção:Hoje estamos expandindo esse recurso de teste para pessoas que twittam do Brasil, Espanha ou Filipinas. Até agora, recebemos cerca de 3 milhões de relatórios de todos vocês, denunciando Tweets que violam nossas políticas e nos ajudando a entender novas tendências de desinformação.”

Publicidade

“Estamos testando um recurso para você denunciar Tweets que parecem enganosos – como você os vê. A partir de hoje, algumas pessoas nos EUA, Coreia do Sul e Austrália terão a opção de sinalizar um Tweet como “É enganoso” depois de clicar em Denunciar Tweet.”

Publicidade