Foi anunciado nesta segunda-feira (17) pelo Twitter, que Brasil, Espanha e Filipinas foram incluídos na lista de países que testam uma opção para fazer denúncias de informações enganosas. Esta ferramenta só estava disponível nos Estados Unidos, Austrália e na Coreia do Sul.
Os três países foram escolhidos porque a rede social quer “colher aprendizados de uma pequena, porém geograficamente diversificada, gama de regiões” antes de deixar a opção disponível para todo o mundo, de acordo com a empresa.
A nova ferramenta chega quase duas semanas depois que os usuários realizaram protestos sobre a ausência da opção no Brasil. O termo #TwitterApoiaFakeNews ficou entre os assuntos mais comentados na plataforma, no início do mês. O Ministério Público Federal enviou no último dia 6 de janeiro, um ofício questionando o Twitter sobre a falta da ferramenta no país.
A plataforma disse que desde o início do teste em agosto de 2021, tiveram 3,73 milhões de denúncias referentes a 1,95 milhões de diferentes posts publicados por 64 mil contas distintas e que “menos de 10% da amostra de tuítes analisada pelas nossas equipes correspondia a violações às políticas”.
O Twitter fez um post comunicando a nova opção: “Hoje estamos expandindo esse recurso de teste para pessoas que twittam do Brasil, Espanha ou Filipinas. Até agora, recebemos cerca de 3 milhões de relatórios de todos vocês, denunciando Tweets que violam nossas políticas e nos ajudando a entender novas tendências de desinformação.”
“Estamos testando um recurso para você denunciar Tweets que parecem enganosos – como você os vê. A partir de hoje, algumas pessoas nos EUA, Coreia do Sul e Austrália terão a opção de sinalizar um Tweet como “É enganoso” depois de clicar em Denunciar Tweet.”
Today we’re expanding this test feature to folks tweeting from Brazil, Spain, or the Philippines. Till now we’ve received around 3M reports from you all, calling out Tweets that violate our policies & helping us understand new misinformation trends.
— Twitter Safety (@TwitterSafety) January 17, 2022
Stay tuned for more to come. https://t.co/wB3P66Dl1Q