O presidente da Câmara dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, anunciou nesta terça-feira (12) a abertura de um processo formal de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Recai sobre Biden a acusação de lucrar enquanto serviu como vice-presidente, de 2009 a 2017, com os empreendimentos comerciais estrangeiros de seu filho Hunter Biden.
“Estas são alegações de abuso de poder, obstrução e corrupção”, disse o republicano da Califórnia em comentários fora do seu escritório no Capitólio.
🚨BREAKING 🚨
In 2018, Joe Biden publicly boasted about his central role in having Ukrainian prosecutor Viktor Shokin fired.
By his own admission, Joe Biden said he made the removal of Prosecutor General Shokin – the man leading the investigation into Burisma, Hunter’s cash… pic.twitter.com/jDGNtpO5pg
— Oversight Committee (@GOPoversight) September 12, 2023
E, em entrevista a jornalistas, McCarthy completou: “Elas merecem uma investigação mais aprofundada pela Câmara dos Representantes. É por isso que hoje estou orientando nosso comitê da Câmara a abrir um processo formal de impeachment contra o presidente Joe Biden.”
Os Republicanos não apresentaram nenhuma comprovação. Parte da extrema-direita ameaça tirar McCarthy do cargo, caso as investigações contra Biden não apresentem celeridade no processo de impeachment.
When Joe Biden was running for president, he told the American public:
❌ He never talked business with Hunter
❌ His family never received a dime from ChinaBoth lies.
House investigations revealed these facts, and Republicans will keep exposing the truth. pic.twitter.com/xTBRPyX2cY
— Kevin McCarthy (@SpeakerMcCarthy) August 6, 2023
Como funciona o processo de impeachment?
Para afastar um presidente dos Estados Unidos, mais da metade dos representantes na Câmara devem aprovar a proposta de impeachment. A perda do cargo só ocorre com a aprovação de dois terços dos senadores, em julgamento assistido pelo presidente da Suprema Corte.
A Reação de Biden
Ao saber da abertura do processo de impeachment, a Casa Branca disse que não há base para uma investigação. Anteriormente, Biden chegou a zombar dos Republicanos sobre um possível impeachment.