NA MIRA DOS REPUBLICANOS

Presidente da Câmara dos EUA pede abertura de impeachment de Biden; saiba os motivos

Kevin McCarthy acusa Biden de lucrar irregularmente enquanto serviu como vice-presidente, de 2009 a 2017

biden-impeachment
(Crédito: Reprodução)

O presidente da Câmara dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, anunciou nesta terça-feira (12) a abertura de um processo formal de impeachment contra o presidente  dos Estados Unidos, Joe Biden. Recai sobre Biden a acusação de lucrar enquanto serviu como vice-presidente, de 2009 a 2017, com os empreendimentos comerciais estrangeiros de seu filho Hunter Biden. 

Publicidade

“Estas são alegações de abuso de poder, obstrução e corrupção”, disse o republicano da Califórnia em comentários fora do seu escritório no Capitólio.

E, em entrevista a jornalistas,  McCarthy completou: “Elas merecem uma investigação mais aprofundada pela Câmara dos Representantes. É por isso que hoje estou orientando nosso comitê da Câmara a abrir um processo formal de impeachment contra o presidente Joe Biden.”

Publicidade

Os Republicanos não apresentaram nenhuma comprovação. Parte da extrema-direita ameaça tirar  McCarthy do cargo, caso as investigações contra Biden não apresentem celeridade no processo de impeachment.

 

Como funciona o processo de impeachment?

Para  afastar um presidente dos Estados Unidos, mais da metade dos representantes na Câmara devem aprovar a proposta de impeachment. A perda do cargo só ocorre com a aprovação de dois terços dos senadores, em julgamento assistido pelo presidente da Suprema Corte.

A Reação de Biden

Ao saber da abertura do processo de impeachment, a Casa Branca disse que não há base para uma investigação. Anteriormente, Biden chegou a zombar dos Republicanos sobre um possível impeachment.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.