“trágico incidente”

Putin se desculpa com presidente do Azerbaijão por incidente com avião

Putin pediu desculpas ao presidente do Azerbaijão por um “trágico incidente” envolvendo a queda de um avião no espaço aéreo russo.
Avião da Embraer que caiu perto de Aktau, no Cazaquistão – Crédito: Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão

O presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpas ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, neste sábado (28), por um “trágico incidente” envolvendo a queda de um avião da Azerbaijan Airlines no espaço aéreo russo. O acidente, ocorrido na quarta-feira (25), resultou na morte de 38 pessoas. A aeronave teria sido derrubada por engano pelas defesas aéreas russas, que estavam repelindo ataques de drones ucranianos.

Publicidade

O Kremlin informou que a conversa entre Putin e Aliyev ocorreu a pedido do presidente russo. “(O presidente) Vladimir Putin pediu desculpas pelo trágico incidente ocorrido no espaço aéreo russo e mais uma vez expressou suas profundas e sinceras condolências às famílias das vítimas e desejou uma rápida recuperação aos feridos”, destacou o comunicado.

O voo J2-8243, que partiu de Baku, capital do Azerbaijão, e seguia para Grozny, na Rússia, foi desviado para o Cazaquistão, onde tentou um pouso de emergência próximo à cidade de Aktau. O impacto causou uma explosão, deixando ainda 29 feridos.

O que causou a queda do avião?

As primeiras investigações apontavam que o acidente poderia ter sido causado por pássaros. No entanto, imagens do local revelaram perfurações nos destroços, reforçando a hipótese de que o avião foi atingido por armamento. Segundo fontes da agência Reuters, as defesas aéreas russas derrubaram o avião por engano.

Publicidade

A aeronave, fabricada pela brasileira Embraer, sofreu o que a Azerbaijan Airlines classificou como “interferência física e técnica externa”. Vídeos do momento mostram uma explosão logo após o impacto. Passageiros relataram ter ouvido um estrondo antes da queda, o que contradiz a tese inicial de colisão com pássaros.

Segundo o Kremlin, drones ucranianos atacaram cidades no sul da Rússia, como Grozny, Mozdok e Vladikavkaz, na data do acidente. O gabinete presidencial do Azerbaijão afirmou que a aeronave perdeu totalmente o controle no espaço aéreo russo, sendo redirecionada para Aktau.

Investigações internacionais

O Brasil enviou três especialistas da Força Aérea para auxiliar nas investigações, além de oferecer suporte técnico por meio da Embraer. Autoridades dos Estados Unidos também acompanham o caso, reforçando a tese de que o avião foi abatido.

Publicidade

Enquanto isso, o órgão russo de fiscalização da aviação destacou que o piloto desviou a rota devido à neblina e à presença de drones. A decisão de pousar em Aktau foi tomada mesmo após a oferta de outras alternativas.

Leia também: Mais de 30 pessoas teriam sobrevivido após avião no Cazaquistão, diz jornal

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.