Sobreviventes da queda do avião Embraer 190, operado pela Azerbaijan Airlines, compartilharam momentos de desespero antes do acidente que ocorreu na quarta-feira (25), próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão. A tragédia, que deixou 38 mortos e 29 feridos, aconteceu durante o voo J2-8243, que partiu de Baku e seguia para Grozny, na Rússia.
Passageiros relataram ter ouvido explosões antes do impacto. “Depois do estrondo achei que o avião fosse se desintegrar, era óbvio que tinha sido danificado de alguma forma. Parecia que o avião estava bêbado – já não era mais o mesmo”, disse Subhonkul Rakhimov, entrevistado pela Reuters em um hospital. Ele acrescentou que começou a recitar orações após ouvir o barulho.
Outra passageira, Vafa Shabanova, contou à Reuters que ouviu um som alto seguido por outro estrondo. “Fiquei muito assustada”, afirmou, destacando que foi orientada por uma comissária a ir para a parte traseira da aeronave.
Kazajistán 🇰🇿
Subkhon Rakhimov, un pasajero del vuelo de Azerbaijan Airlines que se estrelló, sobrevivió al incidente. Inicialmente filmó un video para su esposa mientras el avión se desplomaba.— Mauricio Orellana 🌐 (@MauriOrellanaSV) December 26, 2024
O que pode ter causado a queda do avião?
De acordo com investigações preliminares do Azerbaijão, há indícios de que o avião tenha sido atingido por engano por um sistema de defesa aérea russo. Relatórios indicam que a aeronave pode ter sido confundida com drones ucranianos, enquanto sistemas de guerra eletrônica teriam interferido no GPS do avião, dificultando sua navegação.
Apesar dessas alegações, a Rússia não assumiu responsabilidade. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou que Moscou está investigando o caso e ofereceu assistência ao Azerbaijão. Inicialmente, autoridades russas atribuíram o acidente a uma colisão com pássaros ou às condições climáticas desfavoráveis, incluindo neblina.
A companhia aérea informou que “interferência externa e técnica” causou a queda. Imagens do local do acidente mostraram buracos na fuselagem e sinais de incêndio na aeronave antes do impacto.
Avião da Embraer “cai” no Cazaquistão. Disseram que foi pássaro.
Deve ter sido um bando, e com bicos de titânio.pic.twitter.com/0LAypdlm78— PRAVDA-BR (@FalaChupetinha) December 25, 2024
Repercussões e investigação
Após o acidente, a Azerbaijan Airlines suspendeu voos para oito cidades russas até que o incidente seja esclarecido. O Cazaquistão criou uma comissão para investigar as causas da tragédia e garantir apoio às famílias das vítimas.
Em nota, a Embraer lamentou o ocorrido. “Estamos profundamente tristes com a ocorrência de hoje, próximo a Aktau, no Cazaquistão. Os nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido. Estamos acompanhando de perto a situação e continuamos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes”, afirmou a empresa.
Leia também: Mais de 30 pessoas teriam sobrevivido após quea de avião no Cazaquistão, diz jornal