O ultradireitista Javier Milei tomará posse como presidente da Argentina neste domingo (10). A cerimônia contará com a presença de mandatários de diferentes países.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enviará seu chanceler para representar o Brasil, já que recusou o convite feito no último dia 26, quando a futura chanceler argentina, Diana Mondino, se reuniu em Brasília com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. Durante a campanha, Lula foi duramente criticado por Milei, chamado de ‘corrupto’ e ‘comunista’.
Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia, confirmou que vai participar da posse. Depois da vitória de Milei nas eleições argentinas, os dois chegaram a conversar por telefone e o ucraniano agradeceu “o claro apoio” à Ucrânia, que foi invadida militarmente pela Rússia em 2022.
Ver essa foto no Instagram
Outros líderes de países já confirmados na posse de Milei são:
- Luis Lacalle Pou, do Uruguai.
- Santiago Peña, do Paraguai.
- Daniel Noboa, do Equador.
- Gabriel Boric, do Chile.
- Viktor Orban, da Hungría.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi o primeiro convidado internacional de Milei para a sua posse, embarcou para o país vizinho na quinta-feira (7). Bolsonaro viajou acompanhado de Michelle Bolsonaro e de políticos bolsonaristas, como o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS).