Republicanos terão maioria no Senado dos EUA

Republicanos terão maioria no Senado dos EUA
Republicanos voltam a ter maioria no Senado: 51 contra 49 dos Democratas – Crédito: depositphotos.com / magicinfoto

Os republicanos conquistaram a maioria no Senado dos Estados Unidos na eleição desta terça-feira (5), retomando o controle da Casa, que estava com os democratas desde 2020.

Publicidade

Em 2024, os eleitores americanos foram às urnas para eleger 34 novos membros do Senado, representando um terço das cadeiras dessa casa legislativa.

O Senado, em seu funcionamento rotativo, realiza eleições a cada dois anos para renovar um terço de suas cadeiras, possibilitando ajustes no equilíbrio de poder entre os principais partidos do país. Até o momento, de acordo com o g1, os democratas mantinham o controle das 100 cadeiras, com 51 senadores, enquanto os republicanos possuíam 49.

Números do Senado

O Partido Democrata perdeu uma cadeira na Virgínia Ocidental e outra em Ohio e terá, a partir de janeiro, 49 contra 51 dos republicanos.

A conquista da maioria no Senado pelo Partido Republicano não só representa uma mudança estratégica no Congresso, mas também tem implicações diretas nas políticas que serão abordadas durante os próximos anos. Com a vitória, os republicanos podem determinar a agenda legislativa, facilitando a aprovação de projetos que estejam alinhados com suas políticas e prioridades.

Publicidade

Essa vitória também afeta o relacionamento legislativo com o presidente, que necessita do apoio do Senado para a aprovação de nomeações e diversos projetos de lei.

Com a nova maioria, o Partido Republicano assumirá o controle das pautas e decisões do Senado — um fator que pode influenciar diretamente as políticas da próxima presidência dos EUA.

Quem quer que esteja na Casa Branca precisará negociar com a maioria republicana para alcançar seus objetivos legislativos, o que pode exigir concessões significativas.

Publicidade

Câmara: republicanos mantêm maioria

Atualmente, a Casa é composta por 220 republicanos e 212 democratas; sendo três cargos estão vagos. Os mandatos dos deputados duram dois anos.

O partido que eleger 218 deputados terá a maioria na nova formação. Com isso, a legenda terá o controle das pautas da Câmara — um fator que pode influenciar diretamente as políticas da próxima presidência dos EUA.

Leia mais: De Clinton a Nixon: relembre polêmicas de presidentes dos Estados Unidos

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.