Rússia ameaça Finlândia e Suécia se entrarem na Otan

O alerta veio depois que o presidente ucraniano agradeceu o apoio da Suécia

russia-ameaca-finlandia-e-suecia-se-entrarem-na-otan
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova (Crédito: Reprodução / Instagram @mzakharovamid)

O governo russo ameaçou a Finlândia e a Suécia caso eles tentem entrar na Otan. Esta informação veio através da porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova que alertou a Finlândia e a Suécia que enfrentarão consequências militares e políticas prejudicais se tentaram entrar na Otan.

Publicidade

O alerta foi feito após o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, fazer publicações em suas redes sociais em que agradecia os dois países. No post o presidente dizia “A Suécia fornece assistência militar, técnica e humanitária à Ucrânia. Agradecido por @SwedishPM (primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson) por seu apoio efetivo. Construindo juntos uma coalizão anti-Putin!”

Conflito Rússia e Ucrânia

Nessa quinta-feira (24), o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.