Rússia tomou controle da usina nuclear de Chernobyl

O presidente da Ucrânia disse que tropas russas vindas de Belarus, se aproximaram de uma área próxima á usina antiga

russia-tomou-controle-da-usina-nuclear-de-chernobyl
Os ataques da Rússia contra à Ucrânia são por terra, água e mar por todo país (Crédito:

A Ucrânia afirma que Rússia tomou o controle da usina nuclear de Chernobyl. De acordo com o conselheiro do gabinete presidencial Mykhailo Podolyak, a usina nuclear de Chernobyl foi capturada pelos militares da Rússia. “É impossível dizer se a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque totalmente sem sentido dos russos. Essa é uma das ameaças mais sérias na Europa agora”.

Publicidade

O presidente da Ucrânia, Voladymyr Zelensky também disse sobre as intenções da Rússia, depois que tropas russas vindas de Belarus, se aproximaram de uma área próxima á usina antiga. Zelensky afirma que s forças ucranianas fazem o possível para que as tropas da Rússia capturem Chernobyl, que está localizada a 120 km de Kiev, capital da Ucrânia.

No twitter o presidente Voladymyr Zelensky escreveu “As forças de ocupação russas estão tentando capturar Chernobyl. Nossos defensores estão dando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita”, escreveu Zelensky. “Esta é uma declaração de guerra contra toda a Europa”. Já o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia disse que os ataques russos contra à Ucrânia, podem causar outro desastre ecológico.

A usina de Chernobyl foi fechada 14 anos depois que um dos reatores causou um dos piores acidentes nucleares do mundo, em abril de 1986. No momento que o acidente aconteceu 30 pessoas morreram e milhares tiveram sintomas da radiação.

Na madrugada desta quinta-feira (24), o presidente Vladimir Putin autorizou a invasão contra a Ucrânia. Os ataques são por terra, água e mar por todo país. Milhares de pessoas que residem na Ucrânia estão fugindo do país por conta da guerra. A Comissão da União Europeia se disponibilizou a receber um número ilimitado de refugiados e a fornecer ajuda humanitária.

Publicidade

Enquanto isso na Rússia, cidadãos estão sendo detidos pelas forças policiais da Rússia ao protestarem contra a invasão da Rússia à Ucrânia. Os registros contam 788 detenções em 42 cidades. A polícia prendeu dezenas de pessoas.

“Conversa telefônica com @JustinTrudeau ???????? Hoje há uma guerra em grande escala ????????! Exigimos a imposição imediata de sanções adicionais duras contra a Rússia. Agora, mais do que nunca, precisamos de apoio concreto! Conto com liderança de ???????? nesse processo!”