Ícone do site

Superterça: Biden e Trump confirmam favoritismo nas prévias

Published 06/03/2024
Superterça: Biden e Trump confirmam favoritismo nas prévias

O ex-presidente Donald Trump e o atual presidente Joe Biden - Crédito: Getty Images

O presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump tiveram vitórias expressivas nas prévias da Superterça e, assim, conseguiram conquistar os delegados na Califórnia, no Texas e em outros importantes estados.

Os resultados desta terça-feira (5) deixaram o democrata Biden e o republicano Trump muito perto de conseguirem a nomeação dentro de seus respectivos partidos e estabelecer a provável revanche de 2020.

A principal rival de Trump, Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul, garantiu uma vitória em Vermont, de acordo com a Associated Press, privando Trump de uma vitória total.

Apesar da derrota, os resultados eleitorais mostraram que Trump avançou rapidamente em direção à nomeação na noite de terça-feira, garantindo 14 estados.

Falando em Mar-a-Lago, sua casa em Palm Beach, Flórida, o ex-presidente não fez menção à Sra. Haley, em vez disso pediu “unidade”.

“Queremos ter unidade”, declarou ele, “e vamos ter unidade, e isso vai acontecer muito rapidamente”.

Do lado dos democratas, o presidente Biden triunfou em todos os 15 estados que realizaram disputas, bem como as prévias de Iowa.

O único tropeço de Biden ocorreu em Samoa Americana, um pequeno território americano no Oceano Pacífico, onde empatou com um empresário pouco conhecido, Jason Palmer; ambos conseguiram três delgados cada um, segundo a Associated Press.

São necessários 1.215 delegados para vencer a nomeação republicana. Segundo apuração da Associated Press, a distribuição às 6h51 desta quarta-feira (6) é a seguinte:

São necessários 1.968 delegados para vencer a nomeação democrata. Segundo apuração da Associated Press, a distribuição às 4h52 é a seguinte:

Confira lista onde cada um dos postulantes (republicano/democrata) venceram:

Sair da versão mobile