Autoridades ucranianas afirmaram que as forças russas estão roubando trigo de partes do país que foram ocupadas. De acordo com a Reuters, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba disse em um comunicado que “o saque de grãos na região de Kherson, bem como o bloqueio de embarques em portos ucranianos e a mineração de rotas marítimas, ameaçam a segurança alimentar do mundo.”
O Ministério exigiu que a Rússia pare o roubo ilegal de grãos. Além disso, o pedido se estendeu para que eles desbloqueiem os portos ucranianos, restaurem a liberdade de navegação e permitam a passagem de navios mercantes. Segundo o Ministério, as forças russas não roubam somente Ucrânia, mas os consumidores no exterior.
Nesta sexta-feira (29), o Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia também afirmou sobre o roubo dos estoques de trigo. O país ucraniano é uma fonte importante de trigo e milho, principalmente para países do Oriente Médio e Norte da África. Segundo as Nações Unidas, cerca de 1,7 bilhão de pessoas podem enfrentar pobreza e fome devido a interrupções de alimentos causada pela guerra na Ucrânia.
Conflito Rússia e Ucrânia
No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
O Diretor Executivo do Programa Mundial de Alimentos da ONU, David Beasley compartilhou que “ninguém poderia imaginar a rapidez com que o celeiro do mundo poderia passar de campos de trigo para campos de batalha da noite para o dia. Mas tem – e agora, a fome global está subindo para níveis nunca vistos antes.”
DIRECT from #Ukraine with @60Minutes: No one could have imagined how quickly the world’s breadbasket could go from wheat fields to battlefields overnight. But it has — and now, global hunger is soaring to levels never seen before.
Tune in for more this Sunday night on @CBS. pic.twitter.com/Vm0CBI6VT8
— David Beasley (@WFPChief) April 29, 2022