Ícone do site

Voos nos Estados Unidos são cancelados após falha de sistema

Published 11/01/2023
voos-nos-eua-sao-cancelados-apos-falha-de-sistema

. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse estar acompanhando o caso (Créditos: Pixabay)

A queda de um dos sistemas de controle aéreo dos Estados Unidos cancelou todos os voos saindo dos aeroportos do país nesta quarta-feira (11).
A Administração Federal de Aviação dos EUA disse que um dos seus sistemas caiu, o Notam, que alerta pilotos e outros funcionários de voo sobre algum perigo ou alterações relevantes em aeroportos. Apenas voos militares e de resgate médico estão autorizados a decolar no país.
A Casa Branca afirmou não haver nenhuma evidência de que a falha ocorreu por ataque cibernético. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse estar acompanhando o caso. Além disso, afirmou que os voos previstos para chegar nos aeroportos dos EUA poderão pousar com segurança.
“A FAA ordenou que as companhias aéreas suspendessem todas as partidas domésticas até as 9h, horário do leste, para permitir que a agência validasse a integridade das informações de voo e segurança”, disse a administradora, em nota.

Devido a determinação de cancelamentos,  aeroportos europeus  relatam atrasos. O de Barajas, em Madri, na Espanha, informou que os voos saindo para os Estados Unidos estão “várias horas atrasados”. Já em Paris, os aeroportos Charles de Gaulle e Orly também informaram já ter atrasos em voos para cidades dos EUA.

Nas redes sociais, passageiros reclamam pelos cancelamentos e atrasos.

At @BostonLogan this morning as a massive issue w/ @FAANews software has grounded flights nationwide. #NOTAM #FAA Flights been delayed 3 hours – connecting flights for everyone going to be a mess to clean up! ✌🏻 pic.twitter.com/e09LyvgFX5

— Katharine Grant (@kkatiegrant417) January 11, 2023

Sair da versão mobile