DATAFOLHA

51% acreditam que Bolsonaro deve se tornar inelegível, enquanto 45% são contra punição pelo TSE

16 ações tramitam no TSE contra Bolsonaro. Duas questionam os ataques do ex-mandatário ao processo eleitoral.

51% acreditam que Bolsonaro deve se tornar inelegível, enquanto 45% são contra punição pelo TSE
Bolsonaro voltou ao Brasil na semana passada após 89 dias de exílio voluntário na Flórida (Crédito: Andressa Anholete/Getty Images)

Para 51% dos entrevistados pelo Datafolha nos dias 29 e 30 de março, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ser condenado por sua campanha contra as urnas eletrônicas e se torne inelegível por oito anos. Já para os 45%, ele é inocente e deve ser poupado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Publicidade

4% dos 2.028 ouvidos não souberam avaliar a questão estimulada pelo Datafolha e a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, nos meio políticos e jurídicos, há a avaliação de que o ex-presidente corre grande risco de ser condenado ao menos em uma das dezesseis ações que correm contra ele no Tribunal Superior Eleitoral.

Em julho do ano passado, o ex-presidente promoveu uma reunião com embaixadores estrangeiros e, no encontro, instigou a desconfiança contra a segurança das urnas eletrônicas. Bolsonaro repassou argumentos falsos que já havia apresentado diversas vezes. Já em uma live, ele disse que iria provar a fragilidade do mecanismo, que é  utilizado sem registro graves no Brasil desde 1996.

Admirador da ditadura de 1964 e capitão reformado do Exército, ele sugeriu apoio militar a um autogolpe diversas vezes. No fim de 2022, ele deixou o Brasil antes do fim do mandato para não passar a faixa a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Publicidade

Além disso, no início deste ano, seus apoiadores realizaram os atos antidemocráticos no dia 8 de janeiro, em Brasília, ocasião em que as sedes dos três Poderes foram depredadas.

Mulheres e pobres são a maioria dentro dos que acreditam que Bolsonaro deve ser punido.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.