ataques em Brasília

Bolsonaro presta depoimento na Polícia Federal sobre atos golpistas

O inquérito investiga quais foram as pessoas que orquestraram os atos de vandalismo às Sedes dos Três Poderes no dia 08 de Janeiro.

bolsonaro-depoimento
(Crédito: Agência Brasil)

O ex-presidente Jair Bolsonaro já está na sede da Polícia Federal, em Brasília, onde presta depoimento sobre os atos golpistas ocorridos no dia 8 de janeiro.

Publicidade

Bolsonaro alegou que estava sob efeitos de remédios no dia em que postou um vídeo após os atos golpistas em Brasília e atribuiu à  sua internação nos Estados Unidos. Segundo seus advogados, Paulo Cunha Bueno, Daniel Tesser e seu assessor Fábio Wajgarten, Bolsonaro iria compartilhar o vídeo consigo mesmo para assistir depois, mas acabou postando no Facebook.

“Essa postagem foi feita de forma equivocada tanto que pouco tempo depois, 2 a 3 horas depois, ele foi advertido e imediatamente retirou essa postagem.”

O depoimento foi determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, tendo por base uma postagem feita pelo ex-presidente na madrugada entre os dias 10 e 11 de janeiro. Nela, Bolsonaro compartilhou vídeo com críticas ao sistema eleitoral brasileiro.

A postagem, que apresentava notícias falsas, já desmentidas, que o resultado das eleições era questionado, foi retirada do ar poucas horas depois da publicação.

Publicidade

Na avaliação de Moraes, a postagem pode indicar uma ligação entre o ex-presidente e os atos golpistas que resultaram na invasão e destruição das sedes dos Três Poderes, em Brasília, por apoiadores de Bolsonaro, insatisfeitos com o resultado das eleições presidenciais de outubro de 2022.

 

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.