1º de Janeiro

Bolsonaro revoga portaria e Maduro pode vir à posse de Lula

Ato de 2019 impedia que qualquer autoridade venezuelana entrasse no Brasil.

bolsonaro-libera-maduro-posse-de-lula
(Crédito: Getty Images)

O governo de Jair Bolsonaro revogou nesta sexta-feira,(30), uma portaria que barrava a entrada de autoridades venezuelanas no Brasil. Ficou aberto, portanto, caminho para que o presidente Nicolás Maduro venha para a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1º de janeiro.

Publicidade

A liberação consta em portaria interministerial publicada hoje no Diário Oficial da União. A publicação revoga outra portaria de 2019 que impedia também a entrada no Brasil de altos funcionários do governo Maduro.

Publicidade

O veto à presença de Maduro no Brasil existe desde agosto de 2019, meses depois que Bolsonaro chegou ao poder. Foi assinado pelo então ministro da Justiça, Sérgio Moro.

O documento de 2019 estabelecia o “regramento para efetivação de impedimento de ingresso no país de altos funcionários do regime venezuelano, que, por seus atos, contrariam princípios e objetivos da Constituição Federal, atentando contra a democracia, a dignidade da pessoa humana e a prevalência dos direitos humanos”.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.