VEJA DETALHES DA VIAGEM

Lula assinará 13 acordos com Portugal e quatro com Espanha

Brasileiros que moram na Europa foram à porta do hotel dar “bom dia” para Lula e Janja. Em determinado momento, um homem chegou junto ao grupo e gritou “Lula Ladrão”.

lula-portugal
(Crédito: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em  Portugal e depois segue para a Espanha. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a previsão é de que 13 acordos com Portugal e quatro com a Espanha, em áreas diversas, sejam assinados. Nas redes sociais, Lula postou fotos e um vídeo do seu desembarque.

Publicidade

Publicidade

As agendas de Lula em Portugal ocorrem de 22 a 25 de abril e, na Espanha, dias 25 e 26 de abril.

Para o Itamaraty, a península ibérica é a porta de entrada do Brasil na Europa diante dos vínculos históricos, culturais, políticos e econômicos entre os países. “A decisão de visitá-los nos primeiros meses de governo traduz a prioridade atribuída aos países ibéricos tanto pelo relacionamento bilateral quanto pelo papel que desempenham no marco da União Europeia”, disse à Agência Brasil a secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes.

Ela destacou que Portugal e Espanha são importantes parceiros comercias do Brasil, com papel fundamental no estoque de investimentos estrangeiros recebidos no país. Sozinha, a Espanha é o segundo país que mais investe no Brasil, atrás dos Estados Unidos.

Publicidade

De acordo com a Presidência, será assinado um memorando de entendimento entre as agências espaciais do Brasil e de Portugal, entre as agências de cinema dos dois países para coprodução audiovisual e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com diversos ministérios do governo português. Militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) que se identificaram como brasileiros que moram na Europa dão “bom dia” para  Lula e Janja na porta do hotel. Em determinado momento, um homem chegou junto ao grupo e gritou “Lula Ladrão”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.