O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Portugal e depois segue para a Espanha. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a previsão é de que 13 acordos com Portugal e quatro com a Espanha, em áreas diversas, sejam assinados. Nas redes sociais, Lula postou fotos e um vídeo do seu desembarque.
Bom dia, Brasil! Desembarquei agora em Lisboa. Teremos uma agenda de governo entre nossos países esse fim de semana, com a previsão de assinatura de pelo menos 13 acordos. 🇧🇷🇵🇹
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/L8pvm8WdJP
— Lula (@LulaOficial) April 21, 2023
As agendas de Lula em Portugal ocorrem de 22 a 25 de abril e, na Espanha, dias 25 e 26 de abril.
Para o Itamaraty, a península ibérica é a porta de entrada do Brasil na Europa diante dos vínculos históricos, culturais, políticos e econômicos entre os países. “A decisão de visitá-los nos primeiros meses de governo traduz a prioridade atribuída aos países ibéricos tanto pelo relacionamento bilateral quanto pelo papel que desempenham no marco da União Europeia”, disse à Agência Brasil a secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes.
Ela destacou que Portugal e Espanha são importantes parceiros comercias do Brasil, com papel fundamental no estoque de investimentos estrangeiros recebidos no país. Sozinha, a Espanha é o segundo país que mais investe no Brasil, atrás dos Estados Unidos.
De acordo com a Presidência, será assinado um memorando de entendimento entre as agências espaciais do Brasil e de Portugal, entre as agências de cinema dos dois países para coprodução audiovisual e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com diversos ministérios do governo português. Militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) que se identificaram como brasileiros que moram na Europa dão “bom dia” para Lula e Janja na porta do hotel. Em determinado momento, um homem chegou junto ao grupo e gritou “Lula Ladrão”.