Ícone do site

Como será o 1º de Maio do Presidente Lula?

Published 01/05/2023
Lula-1-de-maio

(Crédito: Ricardo Stuckert)

Neste 1º de Maio, dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja a São Paulo para participar de evento com centrais sindicais. Para quem não lembra, Lula foi metalúrgico e começou a carreira política em sindicatos no estado.

O compromisso foi confirmado apenas na manhã desta segunda no Twitter.

No domingo, Lula já havia anunciado que vai enviar ao Congresso Nacional, nos próximos dias, um projeto de lei (PL) que, se aprovado, tornará obrigatório o reajuste do salário mínimo acima da inflação. Lula também se comprometeu a, até o fim de seu atual mandato, em 2026, aprovar a isenção do pagamento do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais.

Nos próximos dias, encaminharei ao Congresso Nacional um projeto de lei para que esta conquista seja permanente e o salário mínimo volte a ser reajustado todos os anos acima da inflação”, antecipou Lula ao fazer um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, por ocasião do Dia do Trabalhador, nesta segunda-feira (1º).

Segundo o presidente, a “valorização do salário mínimo” é parte do projeto de governo, que busca “recompor as conquistas perdidas pelos trabalhadores e trabalhadoras” ao longo dos últimos anos. “A partir de amanhã, o salário mínimo passa a valer R$ 1.320,00 para trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas. É um aumento pequeno, mas real”, reconheceu Lula ao ponderar que, nos últimos seis anos, o reajuste do valor salário mínimo sempre ficou abaixo da inflação acumulada.

 

Sair da versão mobile