Ícone do site

Quem é o deputado federal mais votado do Brasil?

Published 18/10/2022

(Crédito: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

Na sua estreia em uma eleição nacional, Amom Mandel, do Cidadania, foi proporcionalmente o deputado federal mais votado do Brasil. Ele recebeu 288.555 votos, o que equivale a 14,5% do total de votos válidos do Amazonas.

O novo deputado é natural de Recife, mas mora em Manaus desde os 5 anos. Ele cursa direito na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), além de gestão pública na faculdade Estácio de Sá. Aos 19 anos, foi eleito vereador na capital amazonense.

Com apenas 1 segundo de tempo nos programas eleitorais na rádio e televisão, Amom chamou atenção do eleitorado com recados de conscientização. Pelo curto tempo, ele marcou sua campanha com a frase “Beba Água”. 

Já a deputada Bia Kicis (PL), foi a segunda deputada federal proporcionalmente mais votada do país, com 13,36% dos votos válidos do Distrito Federal.

Em terceiro lugar na votação proporcional está o vereador de Belo Horizonte Nikolas Ferreira (PL), que obteve 1.492.047 votos para deputado federal, o que corresponde a 13,34% dos votos válidos em Minas Gerais. Ele também foi o debutada federal com mais votos em termos absolutos.

Quem ocupa o quarto lugar da lista dos mais votados do país é o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), com o respaldo de 13,29% dos eleitores de Alagoas–Estado onde liderou a votação.

Sair da versão mobile