44 ANOS DO PT

Filho de Lula critica exclusão do nome de Marisa Letícia em post nas redes; entenda

Um integrante do primeiro escalão do Governo argumentou que a pessoa que publicou o twee inicialmente editou “sem intenção de excluir”

Luís Cláudio, filho caçula do presidente Lula, falou sobre a exclusão do nome de Marisa Letícia, em publicação feita no perfil de seu pai
Filho de Lula critica exclusão do nome de Marisa Letícia em post – Crédito: Newton Menezes / Futura Press

O empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho caçula do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), expressou críticas sobre a exclusão do nome de sua mãe, Marisa Letícia, em uma publicação feita no perfil oficial de seu pai no X (antigo Twitter) em comemoração aos 44 anos do Partido dos Trabalhadores (PT).

Publicidade

Luís Cláudio escreveu: “infelizmente, algumas coisas estranhas têm acontecido”, compartilhando uma postagem que destacava a exclusão do nome de Marisa, “a história da minha mãe não pode ser apagada. Após a reclamação, o perfil de Lula repostou a mensagem, desta vez incluindo o nome de Marisa Letícia.

Na sexta-feira, 9, a Fundação Perseu Abramo publicou inicialmente a carta no seu site. O texto se inicia assim: “No começo, era apenas um retalho de pano vermelho, que Marisa pegou e costurou uma estrela branca por cima”. Na manhã seguinte, o perfil de Lula no X publicou o texto, excluindo a referência a Marisa: “No começo, era apenas um retalho de pano vermelho com uma estrela branca por cima”. Após o alerta de Luís Cláudio, eles apagaram a publicação e a repostaram após algum tempo.

Resposta da Secom

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República gere as contas de Lula nas redes sociais. Procurada, a Pasta não se manifestou. Assim, um integrante do primeiro escalão do Governo, ciente da situação, argumentou que a pessoa que publicou o tweet inicialmente editou “apenas para reduzir o texto, sem intenção de excluir nada”.

No entanto, o perfil de Lula no X possui verificação, o que significa que os caracteres não são limitados. Dessa forma, não havia necessidade aparente de “reduzir o texto”. Além disso, a exclusão do nome de Marisa Letícia foi a única edição feita no texto, pois todo o restante foi reproduzido na íntegra.

Publicidade

Marisa faleceu em 2017, algum tempo antes da prisão de Lula. Após sua libertação, o atual presidente casou-se com Rosângela da Silva, conhecida como Janja. A relação da primeira-dama com os filhos do presidente não é tão próxima.

Desde o início do terceiro mandato de Lula na Presidência, Janja tem exercido um poder de veto no governo. Ela chega a interferir em áreas como economia, defesa e publicidade. Dessa forma, ela tem a palavra final em propagandas institucionais do governo.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.