Contas Públicas

Gleisi Hoffmann: “Contrato do Exército para compra de blindados é imoral”

A presidente do PT lamentou a compra por meio de suas redes sociais.

Gleisi Hoffmann: "Contrato do Exército para compra de blindados é imoral”
Presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que a decisão de compra de 98 blindados por parte do Exército brasileiro é “imoral”. A deputada federal se manifestou nesta segunda-feira (28) por meio de suas redes sociais.

Publicidade

De acordo com uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo deste domingo (27), o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende comprar 98 blindados com canhões de um consórcio italiano. Segundo a publicação, o modelo escolhido foi o “Centauro II”, mais moderno do que o “Guarani” utilizado pelo Exército.

O preço dos novos blindados deve chegar a cinco bilhões de reais. O consórcio italiano levou a melhor sobre empresas dos Estados Unidos e da China, que ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugar na escolha das novas viaturas blindadas.

Para Gleisi, “a situação caótica das contas públicas” deveria impedir o Exército e o governo de praticar gastos desnecessários:

“5 bilhões! Esse é o valor que o Exército calcula gastar com 98 blindados no apagar das luzes do governo Bolsonaro. Uma imoralidade com a situação caótica das contas públicas e que passa o povo. Estudaremos o que pode ser feito a partir de janeiro. Lamentável.”

Publicidade

Ainda segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o contrato está previsto para ser assinado no dia cinco de dezembro, no Quartel-General do Exército, em Brasília.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.