TENSÃO NA REGIÃO

Lula convoca reunião para debater crise entre Venezuela e Guiana

Presidente deve se encontrar com auxiliares Mauro Vieira e Celso Amorim ainda nesta quarta-feira (6). Reunião com ministro da Defesa será na sexta (8)

presidente-lula
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva – Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula convocou uma reunião de urgência na tarde de quarta-feira (6) com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e com o assessor especial para assuntos internacionais Celso Amorim. O objetivo é debater a crise entre Venezuela e Guiana, na disputa pela região de Essequibo.

Publicidade

Segundo informações da CNN Brasil, o aumento da tensão entre os países, que fazem fronteira com o Brasil, tem forçado o governo brasileiro a se posicionar e tomar medidas de segurança. O encontro de Lula com seus auxiliares deve reforçar a posição do Brasil frente ao conflito.

Conflito entre vizinhos

O alerta brasileiro aumentou com as últimas medidas adotadas por Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, como a divulgação de um novo mapa do país que inclui o território que pertence à Guiana. O líder venezuelano ainda nomeou um governador para Essequibo. Também existe o receio do envolvimento de outros países, como os Estados Unidos, que podem se movimentar em defesa da Guiana.

No Palácio do Planalto está claro que o presidente Lula não quer se envolver no conflito e busca uma resolução pacífica entre os países. Na próxima sexta-feira (8), uma nova reunião está prevista entre Lula e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, que coordena a atuação do exército em Pacaraima, fronteira com a Venezuela.

Publicidade

Disputa antiga

Há mais de 50 anos os países disputam o Essequibo, território onde empresas estrangeiras começaram a explorar petróleo e outras riquezas. A batalha levou o presidente da Assembleia Nacional venezuelana a fazer um referendo para resolver a disputa. Já o presidente da Guiana, Irfaan Ali, denuncia os supostos ataques da Venezuela.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.