diálogo

Lula e Biden se unem para firmar pacto em favor de trabalhadores

Os presidentes, que se reúnem nesta quarta-feira (20), devem assinar a “Coalizão Global pelo Trabalho”, documento em defesa de sindicatos e da regulamentação dos serviços por aplicativos

A defesa de melhores condições de trabalho para a população será foco de um pacto firmado entre os presidentes Lula e Joe Biden, dos EUA.
(Crédito: Ricardo Stuckert)

A defesa de melhores condições de trabalho para a população será o foco de um pacto firmado entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Joe Biden, dos Estados Unidos.

Publicidade

Espera-se que, após a reunião marcada para hoje (20), os dois líderes assinem a “Coalizão Global pelo Trabalho”, um documento em defesa de sindicatos e da regulamentação dos serviços por aplicativos.

Conforme informações da CNN Brasil, o documento será baseado nas premissas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e vai reforçar a definição de “trabalho decente”, promovendo também a proteção social.

Integrantes da comitiva brasileira em Nova York detalharam que a conversa entre os presidentes nesta quarta-feira deve ser breve e acompanhada por representantes sindicais dos dois países, além do ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Para Lula, porém, o diálogo deve servir como o incentivo necessário para que o assunto ganhe força.

Considera-se, ainda, que mais valerá a iniciativa do que necessariamente o conteúdo do acordo. Após discursos desalinhados sobre a guerra na Ucrânia, Brasil e Estados Unidos posarão para fotos como aliados em prol de um objetivo comum: buscar o diálogo entre trabalhadores e multinacionais, motores para o andamento das agendas econômicas locais.

Publicidade

Leia também:

Na ONU, Lula cobra ação de países ricos contra a fome e desigualdade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.