Lula sofre acidente doméstico; viagem à Rússia está cancelada

O presidente sofreu um ferimento na região occipital da cabeça em sua residência. Roberto Kalil Filho, médico cardiologista, orientou Lula a não fazer viagens de longa duração, mesmo que o caso não tenho sido de maior gravidade

Hoje (25) o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, retomou suas atividades públicas após sofrer um acidente doméstico
Hoje (25) o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, retomou suas atividades públicas após sofrer um acidente doméstico – Crédito: Paulo Pinto / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico no sábado (19). A viagem que faria à Rússia neste domingo (20), para participar da Cúpula dos Brics, foi cancelada por recomendação médica.

Publicidade

Detalhes do acidente de Lula

Lula sofreu um ferimento na nuca (corto-contuso) na região occipital da cabeça, após um incidente em sua residência. Segundo a TV Globo, o cardiologista Roberto Kalil Filho orientou Lula a não fazer viagens de longa duração, mesmo que o caso não tenho sido de maior gravidade.

O presidente foi levado ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde recebeu atendimento imediato. Ele teve que levar pontos no local do machucado, mas foi liberado para continuar suas atividades diárias, desde que evitasse esforços significativos, como voos internacionais.

De acordo com o boletim médico assinado pelos diretores do hospital, é importante que Lula mantenha-se sob a supervisão de sua equipe médica. Kalil Filho, responsável pelo seu acompanhamento, destacou que, apesar do susto, Lula está em condições de seguir com sua agenda regular dentro do país.

Participação na Cúpula do Brics por videoconferência

Com a decisão de cancelar a viagem, Lula optou por participar da Cúpula do Brics prevista em Kazan, Rússia, por meio de videoconferência. Inicialmente, sua agenda incluía reuniões bilaterais com Vladimir Putin e Xi Jinping, mas as circunstâncias forçaram uma adaptação dos planos.

Publicidade

Não está claro se os ministros Mauro Vieira e Alexandre Silveira ainda pretendem seguir com a viagem. O governo ainda não divulgou uma atualização em relação à presença dos dois na Cúpula.

Impacto na agenda presidencial

A agenda original de Lula não previa interrupções significativas até o acidente. Ele voltou à Brasília no sábado, poucas horas antes do imprevisto, após participar de eventos oficiais na Bahia. Com o ocorrido, as programações que exijam deslocamento físico foram revistas, enquanto Lula se mantém ativo em compromissos locais e reuniões virtuais.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.