Ícone do site

Maílson da Nóbrega faz crítica a Lula por falas sobre o teto de gastos

Published 04/01/2023
mailson-da-nobrega-faz-critica-a-lula-por-falas-sobre-o-teto-de-gastos

Maílson da Nóbrega e Luiz Inácio Lula da Silva (Créditos: Jefferson Ruddy/Agência Senado/ Reprodução)

Maílson da Nobrega, ex-ministro da Fazenda, fez uma crítica às falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o teto de gastos, que limita os gastos do governo à inflação.

“O mercado está reagindo às declarações do presidente Lula, por exemplo, que disse que o teto de gastos é uma estupidez. Eu acho, com todo respeito, que estupidez é dizer que o teto de gasto é uma estupidez”, disse o economista em entrevista à CNN.

“(O teto) é uma medida sensata, tem problemas, precisa ser atualizado, mas foi uma medida fundamental para interromper a trajetória explosiva da dívida pública que nos levariam a situação de volta grave da inflação”, completou Nobrega.

A fala de Lula aconteceu em seu discurso de posse, no último domingo (1), onde defendeu a revogação da regra. “O SUS é provavelmente a mais democrática das instituições criadas pela Constituição de 1988. Certamente por isso foi a mais perseguida desde então, e foi, também, a mais prejudicada por uma estupidez chamada teto de gastos, que haveremos de revogar”, defendeu o presidente.

Maílson também criticou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por chamar de “anômala” e de fora de propósito a taxa de juros praticada no país. “Ontem, ele (Haddad) escorregou, falando que a taxa de juros está num patamar fora de propósito. Quando a política monetária está institucionalizada, tem regras, como é o caso do Brasil – inclusive porque o Banco Central é agora independente -, a decisão sobre a taxa é feita por um colegiado, baseado em estudos, opiniões de mercado e assim pro diante. Você não pode chegar agora como ministro da Fazenda e começar a dar palpite. É uma regra de ouro que o ministro da Fazenda e o presidente da República não falem sobre juros. Menos ainda nas proximidades da próxima decisão do Copom”, disse o economista.

As declarações de Lula contra o teto de gastos e revogando 8 processos de privatizações de estatais fizeram as empresas brasileiras cotadas na B3 perderem R$115 bilhões de valor de mercado ontem.
(1/5) pic.twitter.com/zIaLabjiIi

— Ricardo Amorim (@Ricamconsult) January 3, 2023

Sair da versão mobile