eleições

Marçal oficializa candidatura à Presidência em 2026 pelo PRTB

O empresário Pablo Marçal anunciou nesta quarta-feira (8) sua candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026.
Pablo Marçal será candidato à Presidência em 2026 – Crédito: Divulgação

O empresário Pablo Marçal anunciou nesta quarta-feira (8) sua candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026. Ele será o candidato do PRTB, partido que planeja adotar o nome “Brasileiro” antes do próximo pleito. Em nota, Marçal destacou: “Serei candidato a presidente pelo PRTB em 2026. O empreendedorismo é a chave para libertar o nosso povo e fomentar o desenvolvimento econômico.

Publicidade

O PRTB, sob a liderança do presidente Leonardo Avalanche, também negocia filiações estratégicas, como a do senador mineiro Cleitinho Azevedo e da senadora Damares Alves, ambos cotados para disputar cargos majoritários.

O retorno de Pablo Marçal ao cenário nacional

Após se destacar como terceiro colocado na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2024, com 28,14% dos votos válidos, Marçal volta a mirar a política nacional. Ele já havia tentado se candidatar à Presidência em 2022 pelo PROS, mas sua candidatura foi retirada pelo partido. Na ocasião, ele declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de quase R$ 88 milhões.

A trajetória de Marçal não é isenta de polêmicas. Em janeiro de 2023, ele liderou um grupo de 60 pessoas para subir o Pico dos Marins, em São Paulo, sob condições climáticas adversas. O grupo ficou perdido, o que rendeu a ele o apelido de “coach messiânico“. Ainda em 2024, durante a corrida eleitoral, Marçal se envolveu em uma polêmica ao divulgar um laudo médico falso sobre o candidato Guilherme Boulos (PSOL), sendo indiciado pela Polícia Federal.

PRTB busca fortalecimento com nova identidade

Segundo Leonardo Avalanche, a mudança de nome para “Brasileiro” visa simplificar e modernizar a imagem do partido. “Esta transformação é um passo importante para consolidar a nova identidade do partido e fortalecer sua presença nas próximas disputas eleitorais”, afirmou.

Publicidade

Além de Pablo Marçal, o partido avalia estratégias para ampliar sua representatividade. Deputados e líderes regionais têm articulado novas alianças e a ampliação dos diretórios.

Leia também: Pablo Marçal é desmentido pelo SBT: ‘Não foi contratado’

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.