Ministra Cármen Lúcia se encontra com diretora executiva da Aner

Magistrada já havia participado de eventos e iniciativas da Associação Nacional de Editores de Revistas

Aner
Ministra Cármen Lúcia e Regina Bucco, diretora executiva da Aner – Créditos: Divulgação

Nesta terça-feira (17), Regina Bucco, diretora executiva da Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas), reuniu -se pessoalmente com a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia. O encontro aconteceu em Brasília.

Publicidade

Emocionada, Regina enalteceu a troca. “Fui muito legal. A gente tem a única mulher do Supremo, presidente do TSE, conduzindo essa eleição com grande lisura, sabedoria e capacidade. Eu acho que a ministra Carmem Lúcia está sendo uma grande precursora do voto neste momento”, disse.

Cármen Lúcia no Café com Aner

Este não é o primeiro encontro das duas mulheres – a ministra já havia participado do centésimo episódio do programa Café com Aner, em agosto deste ano. Nesta edição especial, em uma conversa on-line com Bucco, a magistrada falou sobre a necessidade de garantir igualdade de gênero na política.

Além disso, elas conversaram sobre o playbook para jornalistas e eleitores, elaborados conjuntamente pela Aner e o TSE. O documento “Como funciona o STF – para jornalistas” explica processos de tramitação, o funcionamento do plenário e gabinetes, e mais temas relacionados ao poder judiciário. O trabalho foi disponibilizado gratuitamente em junho deste ano. A ideia é que seja constantemente atualizado em prol do acesso à informação.

Durante a conversa, Regina Bucco enalteceu a dedicação da ministra, que fez questão de ajustar o arquivo pessoalmente. Cármen Lúcia, por sua vez, agradeceu pela parceria. “Você, Regina, me ajudou demais. As cartilhas ficaram lindas. Todo mundo que olha fica encantado pelo trabalho e quero só tenho a agradecer a você, à Aner, a todos os que participaram trabalho”, comentou. Mais de 150 pessoas acompanharam a conversa, como jornalistas e eleitores.

Publicidade

Eleições municipais

A Aner também coordenou a criação de uma campanha contra desinformação. As peças foram pensadas com linguagem regional para chamar a atenção do eleitorado. Hoje, outras 12 instituições fazem parte da iniciativa chamada “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”.

Ainda no Café com Aner, a ministra Cármen Lúcia reforçou a importância de implementar ações afirmativas  de forma a incentivar a participação feminina na política. “Uma das prefeitas no interior da Bahia me disse: eu não vou concorrer apesar de ter 86% de aprovação porque há um ano e meio minha filha está morando com a vó, numa outra cidade. Ela não pode ir à sala de aula. Isso é uma perversidade. É uma nova forma de linchamento. As mulheres têm mais dificuldade para se eleger, para fazer campanha, para ter os recursos necessários”, refletiu.

As eleições municipais estão cada vez mais próximas. No dia 6 de outubro, mais de 155 milhões de eleitores e eleitoras de 5.569 municípios irão eleger seus representantes para as prefeituras e câmaras municipais. O mandato dura quatro anos. Caso haja segundo turno na sua cidade, a votação será realizada em 27 de outubro.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.