ISOLADO

PP e Republicanos dizem ao TSE que não concordam com ação do PL sobre urnas

Nesta semana, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, acionou o TSE para apresentar uma auditoria com supostas falhas no sistema das urnas.

PL pede ao TSE para manter verificação de urnas do segundo turno
O partido de Valdemar Costa Neto, ao centro, contesta o resultado das eleições de 2022 (Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Os partidos PP e Republicanos entregaram um documento ao TSE onde afirmam que não concordam com acusação do PL sobre as urnas eletrônicas. Os dois partidos, que formaram com o PL coligação nas eleições, também pediram para ficarem de fora da multa aplicada à coligação que apoiou o presidente Jair Bolsonaro. No documento, PP e Republicanos explicam que não concordam com o PL e dizem ainda que não foram consultados sobre a ação.

Publicidade

 Nesta semana, sem apresentar provas,  o PL acionou o TSE para apresentar uma auditoria com supostas falhas no sistema das urnas. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, não acolheu a reivindicação e condenou a coligação a pagar R$ 22,9 milhões por litigância de má-fé.

Publicidade

“Ocorre que os partidos Progressistas (PP) e Republicanos, apesar de coligados com o Partido Liberal (PL), jamais foram consultados sobre o ajuizamento da presente representação! Pelo contrário, os partidos ora requerentes reconheceram publicamente por seus dirigentes a vitória Coligação Brasil da Esperança [a coligação do presidente eleito, Lula] nas urnas, conforme declarações publicadas na imprensa”, escreveram PP e Republicanos.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.