2ª fase do exame

Quem é Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF reprovado na prova da OAB?

O ex-diretor da PRF está detido desde 9 de agosto, por suposta interferência nas eleições de 2022

Ex-diretor da PRF no governo de Jair Bolsonaro, Silvinei Vasques não conseguiu passar na 2ª fase da prova da Ordem dos Advogados do Brasil.
Silvinei Vasques – Valter Campanato/Agência Brasil

Ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no governo de Jair Bolsonaro (PL), Silvinei Vasques não conseguiu passar na 2ª fase da prova da OAB. Na última quinta-feira (15), a Ordem dos Advogados do Brasil divulgou o resultado do exame.

Publicidade

Alexandre de Moraes concedeu a liberação a ele, que estava preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para tentar obter a validação do advogado por meio do exame. Vasques está detido desde 9 de agosto, por suposta interferência nas eleições de 2022.

A avaliação que Silvinei chegou a ser aprovado, consistia em uma prova de múltipla escolha, mas ele foi reprovado na segunda fase, em que o candidato tem que fazer a chamada “prova específica”, que é discursiva.

Bem como, ao Poder360, o advogado de Vasques, Eduardo Nostrani, culpou a Justiça pelas restrições de acesso aos materiais de estudos.

“Essa reprovação lanço sobre os ombros do poder público que sonegou o material de estudo. Só entregou as apostilas aos 48 do segundo tempo. Ele, de fato, é um perseguido”, declarou.

Publicidade

Prisão

A princípio, investigado pela Polícia Federal, Silvinei Vasques está preso desde agosto do ano passado. Ele enfrenta acusações de utilizar a máquina pública para interferir nas eleições, realizando blitzes que dificultaram o deslocamento de eleitores.

Em agosto, quando determinou a prisão do ex-diretor da PRF, Moraes ressaltou que a conduta de Silvinei, narrada pela PF, “revela-se ilícita e gravíssima, pois são apontados elementos indicativos do uso irregular da máquina pública com objetivo de interferir no processo eleitoral, via direcionamento tendencioso de recursos humanos e materiais com o intuito de dificultar o trânsito de eleitores”.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.