violência na bahia

Rui Costa: “Queremos uma política conjunta da PF e das Forças Armadas para conter fuzis no Brasil”

Segundo o ministro, forças de segurança apreenderam 48 fuzis até setembro, mais que o dobro registrado em todo o ano de 2022

Rui-Costa-Bahia
(Crédito: Reprodução/Globonews)

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) afirma que o governo do presidente Luiz Inácio Lula  da Silva (PT)  pretende criar uma política conjunta entre Forças Armadas e Polícia Federal  com o objetivo de combater a presença de fuzis e outras armas pesadas no Brasil.

Publicidade

O ministro deu a declaração à jornalista Andreia Sadi diante da onda de violência que toma conta da Bahia. Rui foi governador do Estado durante os anos de  2015 a 2022. Segundo o ministro, forças de segurança apreenderam 48 fuzis até setembro, mais que o dobro registrado em todo o ano de 2022.

“Eu conversei com [Flávio] Dino [ministro da Justiça e Segurança Pública] e queremos uma política conjunta da PF e das Forças Armadas para conter fuzis no Brasil e de armas pesadas também. É preciso padronizar os números de crimes para comparação, é isso que defendo, mas claro que os números são uma tragédia em todo Brasil. E piorou muito no governo Bolsonaro, quando teve o liberou geral de armas pesadas, como fuzis”.

Na madrugada de sábado (23), cinco homens morreram após confronto com policiais no município de Crisópolis, interior do Estado. De acordo com a Polícia Militar (PM), a operação visava o combate ao tráfico de drogas.

Em nota, a corporação explicou que os militares foram informados de que homens armados vendiam drogas na Rua Maria Eunice, região central do município. “De imediato, os policiais se dirigiram ao local indicado e, ao se aproximar, foram recebidos por disparos de arma de fogo”.

Publicidade

Segundo a PM, após a troca de tiros, um homem ficou ferido e foi levado ao Hospital Municipal de Crisópolis, onde acabou morrendo.

Na sequência, os militares deram continuidade às buscas na região e, em novo confronto, quatro pessoas foram feridas. A PM afirma que os suspeitos também foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.

Na operação, os agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste apreenderam uma submetralhadora, uma espingarda, três revólveres, munições, balanças de precisão, cocaína e maconha.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.