A vacina Coronavac é segura para crianças a partir de seis meses, segundo estudo. Nessa terça-feira (4), o Instituo Butantan informou que um estudo de fase 3, feito na África do Sul, concluiu que a Coronavac, vacina contra a Covid-19 que foi desenvolvida pelo Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac é segura para crianças e adolescentes a partir dos seis meses até os 17 anos de idade.
A terceira fase desse estudo é controlada por placebo e investiga a resposta imune, segurança e eficácia da Coronavac em 4.000 crianças e adolescentes. Esta pesquisa está sendo realizada na África do Sul, Chile, Malásia, Filipinas e Quênia. Os resultados da fase 1 e 2 foram positivos e publicados na revista científica Lancet, mostrando que a vacina é segura e apresenta boa resposta imune.
No Brasil a única vacina que pode ser aplicadas em crianças é a Pfizer em dose pediátrica. O Butantan chegou a pedir autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro, mas foi cobrado de mais informações para o aval.
Em outros países como China, Chile, Equador, Colômbia, Camboja e Indonésia o imunizante da Sinovac é autorizado em crianças. Na China por exemplo, a Coronavac já foi aplicada em mais de 140 milhões de crianças de três a 11 anos no país.
Vacinar as crianças contra a Covid-19 antes do retorno às aulas tem sido uma reivindicação das entidades médicas e dos especialistas. É o público considerado hoje o mais exposto ao vírus. O Butantan aguarda a autorização para uso da Coronavac em crianças. #VacinemasCrianças pic.twitter.com/dJs8d4NrYW
— Instituto Butantan (@butantanoficial) January 4, 2022