O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Hans Kluge, declarou nesta quinta-feira (3) que a situação da Covid-19 no continente aponta para uma ‘’trégua’’ que pode levar a uma “paz duradoura”.
Durante coletiva, Hans afirmou que a alta taxa de vacinação e uma estabilização das mortes pela variante ômicron indicam que a Europa poderá entrar “num longo período de tranquilidade”.
O diretor ainda ressaltou que há “uma oportunidade única de assumir o controle da transmissão”. Contudo, Hans disse que o cenário só irá permanecer positivo se as campanhas de vacinação continuarem e o aparecimento de novas variantes for monitorado. O diretor da OMS pediu aos governos que continuem protegendo a população mais vulnerável.
A região correspondente a Europa da OMS inclui 53 países, alguns deles localizados na Ásia Central. Em todos, as infecções dispararam devido à variante ômicron. Na semana passada, os 53 países registraram quase 12 milhões de novos casos, segundo dados da OMS, o número mais alto desde o início da pandemia.
Apesar dos milhões de infectados, países como Dinamarca, Suécia, França e Noruega afrouxaram suas restrições sanitárias. Perante a essas medidas, Hans disse que ”é possível responder às novas variantes, que inevitavelmente surgirão, sem repor o tipo de medidas de que precisávamos antes’’.
Em seu twitter oficial, a OMS compartilhou uma fala importante de Hans durante a coletiva. ‘’Continuo otimista de que, se usarmos as circunstâncias à nossa frente, teremos a oportunidade de experimentar dias mais estáveis – um momento em que poderemos não apenas gerenciar o Covid-19, mas também ter a capacidade de abordar outras prioridades urgentes de saúde”, afirmou Hans.
But I remain optimistic that if we use the circumstances before us, we have the opportunity to experience more stable days ahead – a time when we will be able to not only manage #COVID19, but also have the capacity to address other urgent health priorities. @hans_kluge
— WHO/Europe (@WHO_Europe) February 3, 2022