Fiocruz oferece vacina nacional contra Covid-19 para OMS

A Fiocruz diz ter condições de produzir vacinas para que sejam distribuídas para outros países

fiocruz-oferece-vacina-nacional-contra-covid-19-para-oms
A Fiocruz aguarda uma resposta da AstraZeneca (Crédito: Andreas Rentz/Getty Images)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ofereceu doses de vacina nacional contra Covid-19 para AstraZeneca e OMS. Em uma carta enviada para a presidência da AstraZeneca no Brasil a Fiocruz ofereceu à empresa o uso da vacina 100% nacional, com a produção e matéria-prima realizadas no laboratório de Bio-Manguinhos.

Publicidade

De acordo com à CNN, no documento a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima diz que o Brasil já tem capacidade de produção superior ao número de doses contratadas pelo Ministério da Saúde. A Fiocruz tem um contrato com o Ministério da Saúde que prevê a entrega de 120 milhões de doses de vacinas feitas pelo laboratório Bio-Manguinhos.

Este contrato já tem a capacidade de ser suprido, por isso a Fiocruz mandou uma carta ao presidente da AstraZeneca no Brasil, Carlos Sánchez-Luis, no dia 10 de fevereiro com intuito de sugerir que a vacina seja distribuídas para outros países e que participe de ações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de distribuição de doses.

Já se passaram 12 dias que a carta foi enviada e a Fiocruz ainda aguarda resposta da AstraZeneca, que diz analisar a proposta em nível global. Nesta terça-feira (22), foi lançado a vacina contra Covid-19 da Fiocruz, 100% feita no Brasil.