bem-estar e empreendedorismo

Em palestra nos EUA, jornalista brasileira discute saúde mental para mulheres empresárias

O tema se torna ainda mais relevante ao considerar que sete em cada 10 pessoas diagnosticadas com depressão ou ansiedade no Brasil são mulheres, segundo relatório

A jornalista Izabella Camargo participou de uma palestra nos EUA para discutir a relação entre saúde mental e os negócios para mulheres.
A palestra foi realizada a fim de promover o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres que decidem empreender fora do Brasil. (Crédito: Divulgação)

Os caminhos para preservar o bem-estar e a saúde mental durante o processo de empreendedorismo profissional vêm se tornando uma prioridade para mulheres no mercado de trabalho. E não é para menos: sete em cada 10 pessoas diagnosticadas com depressão ou ansiedade no Brasil são mulheres, de acordo com um relatório da organização não-governamental (ONG) Think Olga.

Publicidade

O levantamento foi realizado com 1.078 mulheres, com idades de 18 a 65 anos, no período entre 12 e 26 de maio de 2023. Com a proposta de entender as estruturas que impõem o sofrimento das brasileiras na atualidade, o relatório reúne dados que demonstram desde a sobrecarga de trabalho e insegurança financeira até o esgotamento mental e físico causado pela economia do cuidado, que enquadra todas as atividades relacionadas aos cuidados com a casa e com produção e manutenção da vida.

Nesse contexto, a jornalista Izabella Camargo participou de uma palestra no estado da Flórida, nos Estados Unidos, para discutir a relação entre saúde mental e os negócios, a fim de promover o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres que decidem empreender fora do Brasil.

A convite do Lide Miami, palestrei para empreendedoras brasileiras e fiquei impressionada com a garra de todas. Muitas estão ganhando dinheiro, mas me preocupa o estado emocional delas”, diz Camargo, que em 2020 publicou ‘Dá um Tempo! – Como Encontrar Limite em um Mundo sem Limites’, livro best-seller que ganhou lançamento especial para a comunidade brasileira na França em 2023, com uma tarde de autógrafos no Museu do Louvre.

No mesmo período, Camargo foi agraciada com um prêmio concedido pela Divine Académie, também na França, para profissionais cujos trabalhos se destacam em prol do bem-estar da humanidade.

Publicidade

A saúde mental precisa estar muito em ordem para o sonho não se tornar pesadelo em outro país“, ponderou a autora. “Por isso, volto com um grupo forte e diverso para acolhermos essas mulheres talentosas e promovermos o equilíbrio entre objetivos pessoais e profissionais”, disse.

Colocada no ranking ‘LinkedIn Top Voice 2024 – Equilíbrio Vida e Trabalho’, Izabella Camargo tornou-se referência quando o assunto é autocuidado. Seu trabalho a posicionou como uma das três profissionais mais influentes no setor de RH pelo prêmio IBest.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.